Page 27 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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Avaliação
                    A avaliação do trabalho textual compreenderá, além de atividades diversifica-
                    das, a realização de uma avaliação formal do gênero de referência, abarcando
                    60% do valor total da nota destinada à Produção textual na etapa, incluindo
                    a sua reescrita, de modo que essa pontuação será distribuída entre a primeira
                    escrita (equivalente, em média, a 70% do valor destinado a essa prova) e a re-
                    escrita (equivalente, em média, a 30% do valor destinado a essa prova).


                      Por exemplo: caso a nota total de produção textual seja de 10,0 pontos
                      em dada etapa, a prova valerá 6,0 pontos, que serão distribuídos entre
                      escrita – neste caso, com o valor de 4,0 – e reescrita   – neste caso, com
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                      o valor de 2,0.

                    No que diz respeito às atividades diversificadas, que comporão 40% do valor
                    total da nota destinada à Produção textual na etapa, deverão ser levadas em
                    consideração todas as atividades desenvolvidas, desde pesquisas, passando
                    por rascunhos de planejamento textual, até as produções textuais (avaliação,
                    reescritas e demais redações). Conforme sugerido no ANEXO III, ao final de
                    cada etapa letiva, o professor deverá recolher as pastas de Portfólio e verificar
                    sua organização, sinalizando ao estudante e, quando necessário, à orientação
                    educacional, eventual descompasso com o trabalho proposto, a fim de asse-
                    gurarmos uma cultura de valorização e sistematização da produção textual.


                      Importante: o professor não precisa levar as pastas de portfólio para
                      casa. Sugerimos que organize o seu planejamento de modo que faça a
                      conferência durante a própria aula, enquanto desenvolve alguma ativi-
                      dade de produção textual.


                    Nas avaliações formais de redação, vale destacar, a metodologia adotada na
                    correção das produções de referência ao longo da etapa letiva deverá ser man-
                    tida, de modo que a mesma metodologia de correção (ver ANEXO VI), bem
                    como a mesma tabela de referência do portfólio (ver sugestão de modelo no
                    ANEXO VII) deve constar nas provas. Para as práticas multi, o professor
                    deverá estabelecer previamente os critérios pertinentes ao gênero adotado e às
                    modalidades/semioses envolvidas.

                    7 A reescrita deverá ser realizada em sala com o suporte do professor e, a seu critério, poderá
                    haver a consulta de materiais extras. Ou seja: embora seja uma atividade avaliativa, exige uma
                    dinâmica diferente da avaliação formal (prova).


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