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Avaliação
A avaliação do trabalho textual compreenderá, além de atividades diversifica-
das, a realização de uma avaliação formal do gênero de referência, abarcando
60% do valor total da nota destinada à Produção textual na etapa, incluindo
a sua reescrita, de modo que essa pontuação será distribuída entre a primeira
escrita (equivalente, em média, a 70% do valor destinado a essa prova) e a re-
escrita (equivalente, em média, a 30% do valor destinado a essa prova).
Por exemplo: caso a nota total de produção textual seja de 10,0 pontos
em dada etapa, a prova valerá 6,0 pontos, que serão distribuídos entre
escrita – neste caso, com o valor de 4,0 – e reescrita – neste caso, com
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o valor de 2,0.
No que diz respeito às atividades diversificadas, que comporão 40% do valor
total da nota destinada à Produção textual na etapa, deverão ser levadas em
consideração todas as atividades desenvolvidas, desde pesquisas, passando
por rascunhos de planejamento textual, até as produções textuais (avaliação,
reescritas e demais redações). Conforme sugerido no ANEXO III, ao final de
cada etapa letiva, o professor deverá recolher as pastas de Portfólio e verificar
sua organização, sinalizando ao estudante e, quando necessário, à orientação
educacional, eventual descompasso com o trabalho proposto, a fim de asse-
gurarmos uma cultura de valorização e sistematização da produção textual.
Importante: o professor não precisa levar as pastas de portfólio para
casa. Sugerimos que organize o seu planejamento de modo que faça a
conferência durante a própria aula, enquanto desenvolve alguma ativi-
dade de produção textual.
Nas avaliações formais de redação, vale destacar, a metodologia adotada na
correção das produções de referência ao longo da etapa letiva deverá ser man-
tida, de modo que a mesma metodologia de correção (ver ANEXO VI), bem
como a mesma tabela de referência do portfólio (ver sugestão de modelo no
ANEXO VII) deve constar nas provas. Para as práticas multi, o professor
deverá estabelecer previamente os critérios pertinentes ao gênero adotado e às
modalidades/semioses envolvidas.
7 A reescrita deverá ser realizada em sala com o suporte do professor e, a seu critério, poderá
haver a consulta de materiais extras. Ou seja: embora seja uma atividade avaliativa, exige uma
dinâmica diferente da avaliação formal (prova).
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