Page 26 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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Por fim, vale ressaltar a importância de se articularem os livros paradidá-
          ticos com as práticas de produção textual, com o intuito de assegurar a
          consistência do trabalho de letramento endossado pelo componente de
          Língua Portuguesa.

          Pressupostos
          A metodologia proposta pressupõe a carga horária de duas horas/aula sema-
          nais de Produção textual e, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino
          Médio, a divisão do componente de Língua Portuguesa em duas frentes:
          Produção textual e Interpretação de textos/gramática. Nesse sentido, em-
          bora o alinhamento do planejamento entre essas frentes deva ser congruen-
          te, o ideal é que os professores sejam diferentes e tenham autonomia na
          condução do trabalho.
          Em relação ao fluxo de produções, espera-se que sejam desenvolvidos, ao
          menos, dois gêneros de referência (tradicionais) e dois multimodais/mul-
          tissemióticos por etapa letiva – especialmente estes, mas não somente eles,
          devem ser desenvolvidos de forma interdisciplinar, com destaque para os
          demais componentes de Linguagens. Por exemplo, ao trabalhar com o gê-
          nero multimodal foto denúncia, o professor de Produção textual pode ar-
          ticular a atividade com os docentes de Gramática, Arte, História, Ensino
          Religioso, entre outros.
          Elaboração da Proposta

          As propostas de redação que fundamentarão as produções devem ser con-
                                  4
          feccionadas em material próprio  , conforme os seguintes critérios de elabo-
          ração (ver sugestão de modelo no ANEXO V):
          • PARTE I: Introduzir com instruções objetivas sobre diagramação e crité-
          rios de elaboração.
                            5
          • PARTE II: Coletânea   de textos motivadores com mínimo de 3 e máximo
                      6
          de 4 referências  , sendo ao menos uma multimodal.
          • PARTE III: sugestão de leitura complementar, incluindo, ao menos, uma
          referência da cultura digital (hipertexto, vídeos, entre outros) e, quando
          possível, uma obra literária.
          • PARTE IV: comando da proposta de redação.
          4 Esporadicamente, podem-se utilizar propostas sugeridas no livro didático de Língua Portu-
          guesa ou no meio digital.
          5 Coletânea: conjunto de textos norteadores do tema proposto que orientam a discussão.
          6 Para Ensino Fundamental I, conforme seja o gênero, indicamos o mínimo de 2 textos moti-
          vadores e o máximo de 4.



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