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Por fim, vale ressaltar a importância de se articularem os livros paradidá-
ticos com as práticas de produção textual, com o intuito de assegurar a
consistência do trabalho de letramento endossado pelo componente de
Língua Portuguesa.
Pressupostos
A metodologia proposta pressupõe a carga horária de duas horas/aula sema-
nais de Produção textual e, nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino
Médio, a divisão do componente de Língua Portuguesa em duas frentes:
Produção textual e Interpretação de textos/gramática. Nesse sentido, em-
bora o alinhamento do planejamento entre essas frentes deva ser congruen-
te, o ideal é que os professores sejam diferentes e tenham autonomia na
condução do trabalho.
Em relação ao fluxo de produções, espera-se que sejam desenvolvidos, ao
menos, dois gêneros de referência (tradicionais) e dois multimodais/mul-
tissemióticos por etapa letiva – especialmente estes, mas não somente eles,
devem ser desenvolvidos de forma interdisciplinar, com destaque para os
demais componentes de Linguagens. Por exemplo, ao trabalhar com o gê-
nero multimodal foto denúncia, o professor de Produção textual pode ar-
ticular a atividade com os docentes de Gramática, Arte, História, Ensino
Religioso, entre outros.
Elaboração da Proposta
As propostas de redação que fundamentarão as produções devem ser con-
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feccionadas em material próprio , conforme os seguintes critérios de elabo-
ração (ver sugestão de modelo no ANEXO V):
• PARTE I: Introduzir com instruções objetivas sobre diagramação e crité-
rios de elaboração.
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• PARTE II: Coletânea de textos motivadores com mínimo de 3 e máximo
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de 4 referências , sendo ao menos uma multimodal.
• PARTE III: sugestão de leitura complementar, incluindo, ao menos, uma
referência da cultura digital (hipertexto, vídeos, entre outros) e, quando
possível, uma obra literária.
• PARTE IV: comando da proposta de redação.
4 Esporadicamente, podem-se utilizar propostas sugeridas no livro didático de Língua Portu-
guesa ou no meio digital.
5 Coletânea: conjunto de textos norteadores do tema proposto que orientam a discussão.
6 Para Ensino Fundamental I, conforme seja o gênero, indicamos o mínimo de 2 textos moti-
vadores e o máximo de 4.
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