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de multimodalidade, visto que, de acordo com Dionísio (s/d, p. 133): (i)
as ações sociais são fenômenos multimodais; (ii) gêneros textuais orais e
escritos são multimodais; (iii) o grau de informatividade visual dos gêneros
textuais da escrita se processa num contínuo; e (iv) há novas formas de inte-
ração entre o leitor e o texto, resultantes da estreita relação entre o discurso e
as inovações tecnológicas.
Desse modo, se as ações sociais são fenômenos multimodais, consequen-
temente, os gêneros textuais falados e escritos são também multimodais
porque, quando falamos ou escrevemos um texto, estamos usando no mí-
nimo dois modos de representação: palavras e gestos, palavras e entonações,
palavras e imagens, palavras e tipografias, palavras e sorrisos, palavras e
animações, entre outros.
Em verdade, o entrelaçamento de modalidades e o crescente espaço voltado
para as semioses não verbais tornaram-se recorrentes em vários gêneros
na atualidade. Podemos observar tal fenômeno em diversos gêneros, tais
como: propagandas, textos expositivos de livros didáticos dos mais diversos
componentes curriculares, artigos de divulgação científica, entre outros.
Essa recorrência da complementaridade do texto verbal com imagens é uma
estratégia que possibilita o alcance do sentido textual.
Esse posicionamento, de trabalharmos a produção de gêneros tradicionais e
práticas de produção multimodal e multissemiótica, atende não só aos prin-
cípios da MCBM, como também aos direitos essenciais de aprendizagem
da BNCC: “Ao componente Língua Portuguesa cabe, então, proporcionar
aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramen-
tos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas
práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por
outras linguagens” (BRASIL, 2017, p. 66).
Nessa metodologia de trabalho, inclui-se, para organização, a sistemati-
zação, por meio da pasta de portfólio (pasta catálogo), a qual contemplará
todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes, incluindo pesquisas,
anotações, entre outros. Vale lembrar que indicamos, para as aulas de PRO-
DUÇÃO TEXTUAL, o uso de bloco pautado no lugar de caderno, de
modo que toda e qualquer produção e atividade possa ser destacada e co-
locada nessa pasta (ver sugestão de apresentação no ANEXO III), que se
configurará como referência do trabalho. No ANEXO IV, propomos uma
sugestão de ficha de controle dessas atividades.
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