Page 20 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que
                   ela se alfabetize. Isso significa que a alfabetização deve ser o foco
                   da ação pedagógica. Nesse processo, é preciso que os estudan-
                   tes conheçam o alfabeto e a mecânica da escrita/leitura – pro-
                   cessos que visam a que alguém (se) torne alfabetizado, ou seja,
                   consiga “codificar e decodificar” os sons da língua (fonemas)
                   em material gráfico (grafemas ou letras), o que envolve o de-
                   senvolvimento de uma consciência fonológica (dos fonemas do
                   português do Brasil e de sua organização em segmentos sonoros
                   maiores como sílabas e palavras) e o conhecimento do alfabeto
                   do português do Brasil em seus vários formatos (letras imprensa
                   e cursiva, maiúsculas e minúsculas), além do estabelecimento de
                   relações grafofônicas entre esses dois sistemas de materialização
                   da língua.
                   ...
                   Afinal, aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo
                   e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir co-
                   nhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na
                   cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protago-
                   nismo na vida social.






























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