Page 20 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que
ela se alfabetize. Isso significa que a alfabetização deve ser o foco
da ação pedagógica. Nesse processo, é preciso que os estudan-
tes conheçam o alfabeto e a mecânica da escrita/leitura – pro-
cessos que visam a que alguém (se) torne alfabetizado, ou seja,
consiga “codificar e decodificar” os sons da língua (fonemas)
em material gráfico (grafemas ou letras), o que envolve o de-
senvolvimento de uma consciência fonológica (dos fonemas do
português do Brasil e de sua organização em segmentos sonoros
maiores como sílabas e palavras) e o conhecimento do alfabeto
do português do Brasil em seus vários formatos (letras imprensa
e cursiva, maiúsculas e minúsculas), além do estabelecimento de
relações grafofônicas entre esses dois sistemas de materialização
da língua.
...
Afinal, aprender a ler e escrever oferece aos estudantes algo novo
e surpreendente: amplia suas possibilidades de construir co-
nhecimentos nos diferentes componentes, por sua inserção na
cultura letrada, e de participar com maior autonomia e protago-
nismo na vida social.
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