Page 15 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 15

4. Produção


                      Textual





                      Educação Infantil e


                      1º e 2º anos do Ensino


                      Fundamental






                    A Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares para Educa-
                    ção Infantil (2016), é um segmento fundamental tanto no que diz respeito
                    a questões educacionais quanto sociais, pois é a primeira etapa da educação
                    básica. Destina-se a crianças de zero a seis anos e tem por fi nalidade o desen-
                    volvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos, in-
                    telectuais e sociais. O acompanhamento educacional na educação infantil
                    vem correspondendo, há algum tempo, às necessidades e mudanças sociais
                    próprias da sociedade atual.

                    Nesse contexto, de acordo com a BNCC (2017, p. 39), “na Educação In-
                    fantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam fa-
                    lar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta
                    de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas
                    elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múlti-
                    plas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular
                    e pertencente a um grupo social”.

                    Letramento
                    Os estudos acerca da psicogênese da língua escrita trouxeram aos educado-
                    res o entendimento de que a alfabetização envolve um complexo processo
                    de elaboração de hipóteses sobre a representação linguística, processo que se






                                           Diretrizes para Produção Textual  15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20