Page 15 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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4. Produção
Textual
Educação Infantil e
1º e 2º anos do Ensino
Fundamental
A Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares para Educa-
ção Infantil (2016), é um segmento fundamental tanto no que diz respeito
a questões educacionais quanto sociais, pois é a primeira etapa da educação
básica. Destina-se a crianças de zero a seis anos e tem por fi nalidade o desen-
volvimento integral da criança, em seus aspectos físicos, psicológicos, in-
telectuais e sociais. O acompanhamento educacional na educação infantil
vem correspondendo, há algum tempo, às necessidades e mudanças sociais
próprias da sociedade atual.
Nesse contexto, de acordo com a BNCC (2017, p. 39), “na Educação In-
fantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam fa-
lar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta
de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas
elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múlti-
plas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular
e pertencente a um grupo social”.
Letramento
Os estudos acerca da psicogênese da língua escrita trouxeram aos educado-
res o entendimento de que a alfabetização envolve um complexo processo
de elaboração de hipóteses sobre a representação linguística, processo que se
Diretrizes para Produção Textual 15