Page 18 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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•   Hipótese silábica-alfabética: A criança abandona a hipótese silábica
                 e descobre a necessidade de se fazer uma análise que vá além da sílaba.
                 A criança percebe que “falta uma certa quantidade de letras para
                 que algo possa ser lido (ideia reforçada agora pela noção de que es-
                 crever algo é ir representando, progressivamente, as partes sonoras
                 desse nome), e que cada letra representa uma das sílabas que com-
                 põem o nome” (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999, p. 214 - 217).
                 Nessa etapa, a criança, que, ainda está em conflito para interpretar
                 o que está escrito, acredita que uma letra já não é suficiente para
                 representar uma sílaba. Assim, ela inicia o processo de acrescentar
                 letras às palavras.
              •   Hipótese alfabética: “A criança compreende que cada um dos
                 caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a
                 sílaba e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas
                 das palavras que vai escrever” (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999,
                 p. 219). Ela progride para o nível alfabético quando escreve uma
                 letra para cada fonema. É uma construção da forma convencional
                 da representação escrita. A criança compreende que a semelhança
                 sonora implica semelhança de letra, escrevendo de acordo com o
                 sistema de escrita alfabético. Contudo, ainda não consegue uti-
                 lizar adequadamente a ortografia específica da língua escrita. É
                 uma fase complexa, visto que ainda não se estabeleceu a relação
                 ortográfica entre a fala e a escrita.
          Observação: Nível ortográfico básico: nesta etapa, por meio da hipóte-
          se alfabética consolidada, já é possível identificar sinais de aquisição das
          convenções ortográficas. Quando a criança avança nos conhecimentos das
          convenções ortográficas da Língua Portuguesa, atinge-se o nível ortográfi-
          co, que é a hipótese final de consciência fonológica. Trata-se do amadure-
          cimento da escrita que perpassa o longo processo de aquisição linguística.

          4.1 Lista de gêneros
          Diretrizes Curriculares para Educação Infantil
          Matrizes curriculares de Educação Básica do Brasil Marista
          Maternal II:
          Reproduzir textos oralmente (parlendas, canções, notícias, poemas, contos,
          trava-língua, entre outros).




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