Page 18 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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• Hipótese silábica-alfabética: A criança abandona a hipótese silábica
e descobre a necessidade de se fazer uma análise que vá além da sílaba.
A criança percebe que “falta uma certa quantidade de letras para
que algo possa ser lido (ideia reforçada agora pela noção de que es-
crever algo é ir representando, progressivamente, as partes sonoras
desse nome), e que cada letra representa uma das sílabas que com-
põem o nome” (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999, p. 214 - 217).
Nessa etapa, a criança, que, ainda está em conflito para interpretar
o que está escrito, acredita que uma letra já não é suficiente para
representar uma sílaba. Assim, ela inicia o processo de acrescentar
letras às palavras.
• Hipótese alfabética: “A criança compreende que cada um dos
caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a
sílaba e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas
das palavras que vai escrever” (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999,
p. 219). Ela progride para o nível alfabético quando escreve uma
letra para cada fonema. É uma construção da forma convencional
da representação escrita. A criança compreende que a semelhança
sonora implica semelhança de letra, escrevendo de acordo com o
sistema de escrita alfabético. Contudo, ainda não consegue uti-
lizar adequadamente a ortografia específica da língua escrita. É
uma fase complexa, visto que ainda não se estabeleceu a relação
ortográfica entre a fala e a escrita.
Observação: Nível ortográfico básico: nesta etapa, por meio da hipóte-
se alfabética consolidada, já é possível identificar sinais de aquisição das
convenções ortográficas. Quando a criança avança nos conhecimentos das
convenções ortográficas da Língua Portuguesa, atinge-se o nível ortográfi-
co, que é a hipótese final de consciência fonológica. Trata-se do amadure-
cimento da escrita que perpassa o longo processo de aquisição linguística.
4.1 Lista de gêneros
Diretrizes Curriculares para Educação Infantil
Matrizes curriculares de Educação Básica do Brasil Marista
Maternal II:
Reproduzir textos oralmente (parlendas, canções, notícias, poemas, contos,
trava-língua, entre outros).
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