Page 14 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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Diante do exposto, torna-se evidente que as Diretrizes para Produção Tex-
          tual estão fundamentadas nas Matrizes Curriculares de Educação Básica do
          Brasil Marista e em conformidade com a Base Nacional Comum Curricu-
          lar (BNCC, 2017) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A
          BNCC (2017) é um documento plural, contemporâneo, e estabelece com
          clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos
          os estudantes têm direito. Com ela, redes de ensino e instituições escola-
          res passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou
          adequação de seus currículos e propostas pedagógicas. Essa referência é o
          ponto ao qual se quer chegar em cada etapa da Educação Básica, enquanto
          os currículos traçam o caminho até lá (BRASIL, 2017, p. 5).
          A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto
          orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes
          devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica,
          de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desen-
          volvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de
          Educação (PNE) (BRASIL, 2017, p. 27)



































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