Page 19 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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Maternal III:
Reproduzir textos oralmente (parlendas, músicas, poemas, trava-línguas,
contos, entre outros).
1º Ano da Educação Infantil:
Apreciar e interpretar os textos escritos como fonte de conhecimento, des-
cobertas, prazer, divertimento, informações, entre outros, por meio dos
diversos gêneros.
2º Ano da Educação Infantil:
Transmitir recados, notícias e informações oralmente, com coerência, rela-
tando as ideias com clareza.
Realizar leitura incidental de textos com rimas, parlendas e trava-línguas.
Conhecer o gênero jornalístico, fazendo inferências e antecipações sobre as
notícias lidas.
1º Ano do Ensino Fundamental:
– Função social, estrutura, aspectos linguísticos, leitura e produção dos
seguintes gêneros: bilhete, poema, convite, lista, texto instrucional, cartaz,
parlenda, conto, reconto oral, assembleia, relato pessoal oral e outras nar-
rativas.
2º Ano do Ensino Fundamental:
– Função social, estrutura, aspectos linguísticos, leitura e produção dos
seguintes gêneros: bilhete, poema, tirinha, convite, reconto, narrativa in-
fantil, relato de experiência oral e escrito, legenda e receita.
Enfatizamos que, de acordo com a BNCC (BRASIL, 2017), o desenvolvi-
mento da leitura e da escrita nas diversas práticas sociais devem ser constitu-
ídas pela oralidade, escuta, leitura e produção textual.
Por fim, vale ressaltar que o estudante do 1º e 2º anos do Ensino Fundamen-
tal está concluindo o ciclo de alfabetização, necessitando ser estimulado a
produzir textos com espontaneidade e fluência de ideias. Portanto, sugeri-
mos que o professor, destes dois anos de ensino, utilize os critérios de corre-
ção de produção textual somente para seu controle, como um norteador de
sua prática, uma vez que, conforme a BNCC (BRASIL, 2017, p. 87-88):
Embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja
cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos
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