Page 19 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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Maternal III:
                    Reproduzir textos oralmente (parlendas, músicas, poemas, trava-línguas,
                    contos, entre outros).
                    1º Ano da Educação Infantil:
                    Apreciar e interpretar os textos escritos como fonte de conhecimento, des-
                    cobertas, prazer, divertimento, informações, entre outros, por meio dos
                    diversos gêneros.
                    2º Ano da Educação Infantil:
                    Transmitir recados, notícias e informações oralmente, com coerência, rela-
                    tando as ideias com clareza.
                    Realizar leitura incidental de textos com rimas, parlendas e trava-línguas.
                    Conhecer o gênero jornalístico, fazendo inferências e antecipações sobre as
                    notícias lidas.
                    1º Ano do Ensino Fundamental:
                    – Função social, estrutura, aspectos linguísticos, leitura e produção dos
                    seguintes gêneros: bilhete, poema, convite, lista, texto instrucional, cartaz,
                    parlenda, conto, reconto oral, assembleia, relato pessoal oral e outras nar-
                    rativas.

                    2º Ano do Ensino Fundamental:
                    – Função social, estrutura, aspectos linguísticos, leitura e produção dos
                    seguintes gêneros: bilhete, poema, tirinha, convite, reconto, narrativa in-
                    fantil, relato de experiência oral e escrito, legenda e receita.

                    Enfatizamos que, de acordo com a BNCC (BRASIL, 2017), o desenvolvi-
                    mento da leitura e da escrita nas diversas práticas sociais devem ser constitu-
                    ídas pela oralidade, escuta, leitura e produção textual.
                    Por fim, vale ressaltar que o estudante do 1º e 2º anos do Ensino Fundamen-
                    tal está concluindo o ciclo de alfabetização, necessitando ser estimulado a
                    produzir textos com espontaneidade e fluência de ideias. Portanto, sugeri-
                    mos que o professor, destes dois anos de ensino, utilize os critérios de corre-
                    ção de produção textual somente para seu controle, como um norteador de
                    sua prática, uma vez que, conforme a BNCC (BRASIL, 2017, p. 87-88):
                            Embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja
                            cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos




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