Page 22 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 22
5º Ano do Ensino Fundamental:
– Função social, estrutura, aspectos linguísticos, leitura e produção dos se-
guintes gêneros: fábula, notícia, narrativa de suspense, texto expositivo oral
e escrito, charge, notícia (leitura e produção escrita), seminário (produção
oral) e crônica.
6º Ano do Ensino Fundamental:
– Função social, estrutura, aspectos linguísticos e produção dos seguintes
gêneros: conto maravilhoso, relato escrito e oral, texto publicitário, poema,
recital, artigo de opinião, história em quadrinhos, debate, reconto oral de
narrativa e dramatização.
7º Ano do Ensino Fundamental:
– Função social, estrutura, aspectos linguísticos e produção dos seguintes
gêneros: narrativa de aventura, texto teatral e dramatização, notícia, re-
portagem, poema, carta pessoal, carta do leitor, seminário, jornal falado e
resumo.
8º Ano do Ensino Fundamental:
– Função social, estrutura, aspectos linguísticos e produção dos seguintes
gêneros: narrativa de enigma, reconto oral, charge, poema, parágrafo argu-
mentativo, debate oral, texto publicitário e resenha.
9º Ano do Ensino Fundamental:
– Estrutura, função social, aspectos linguísticos e produção dos seguintes
gêneros: conto psicológico, crônica, seminário, debate, júri simulado, arti-
go de opinião, poema, charge, leis e texto dissertativo-argumentativo.
1ª Série/Ano do Ensino Médio:
– Função social, estrutura e aspectos linguísticos dos seguintes gêneros:
texto explicativo, relato, resumo, teatro, narrativa de aventura, conto, crô-
nica, carta argumentativa (textos escritos), dramatização, seminário, resu-
mo oral, debate (textos da oralidade), diário, blogue, carta pessoal, e-mail e
cartão-postal, reportagem, notícia e paródia.
22 Diretrizes Curriculares Maristas