Page 21 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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5. Produção
Textual
3º ano do Ensino
Fundamental à 3ª
série do Ensino Médio
Metodologia
Orienta-se que, do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino
Médio, o trabalho de produção textual deverá ser realizado semanalmente,
incluindo a realização da primeira versão e a reescrita das produções de gê-
neros tradicionais (artigo de opinião, conto, crônica, poema, entre outros),
aqui também denominados como gêneros de referência, alternadas com
práticas de produção multimodal/multissemiótica (vídeos, infográfi cos, ti-
rinhas, entre outros), doravante denominadas práticas multi.
5.1 Lista de gêneros integrantes dos conteúdos nucleares –
Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista 1
3º ano do Ensino Fundamental:
– Função social, estrutura, aspectos linguísticos, leitura e produção dos se-
guintes gêneros: relato de experiência, narrativa de aventura, história em
quadrinhos, carta pessoal, texto explicativo, exposição oral, narrativa digital.
4º Ano do Ensino Fundamental:
– Função social, estrutura, aspectos linguísticos, leitura e produção dos
seguintes gêneros: relato de experiência oral e escrito, narrativa de aventura,
poema, relatório, notícia, charge, e-mail, comentário crítico oral e escrito
sobre livros e/ou fi lmes, blogue.
1Na BNCC do Ensino Fundamental, há uma ênfase aos textos jornalísticos e aos gêneros digitais.
Na BNCC do Ensino Médio, há uma indicação do surgimento e transformação de novos gêneros, a partir da
cultura digital, dos multiletramentos e dos novos letramentos.
Diretrizes para Produção Textual 21