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5. Produção


                      Textual




                      3º ano do Ensino

                      Fundamental à 3ª


                      série do Ensino Médio






                    Metodologia
                    Orienta-se que, do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino
                    Médio, o trabalho de produção textual deverá ser realizado semanalmente,
                    incluindo a realização da primeira versão e a reescrita das produções de gê-
                    neros tradicionais (artigo de opinião, conto, crônica, poema, entre outros),
                    aqui também denominados como gêneros de referência, alternadas com
                    práticas de produção multimodal/multissemiótica (vídeos, infográfi cos, ti-
                    rinhas, entre outros), doravante denominadas práticas multi.
                    5.1 Lista de gêneros integrantes dos conteúdos nucleares –
                    Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista 1
                    3º ano do Ensino Fundamental:
                    – Função social, estrutura, aspectos linguísticos, leitura e produção dos se-
                    guintes gêneros: relato de experiência, narrativa de aventura, história em
                    quadrinhos, carta pessoal, texto explicativo, exposição oral, narrativa digital.
                    4º Ano do Ensino Fundamental:

                    – Função social, estrutura, aspectos linguísticos, leitura e produção dos
                    seguintes gêneros: relato de experiência oral e escrito, narrativa de aventura,
                    poema, relatório, notícia, charge, e-mail, comentário crítico oral e escrito
                    sobre livros e/ou fi lmes, blogue.
                   1Na BNCC do Ensino Fundamental, há uma ênfase aos textos jornalísticos e aos gêneros digitais.
                   Na BNCC do Ensino Médio, há uma indicação do surgimento e transformação de novos gêneros, a partir da
                   cultura digital, dos multiletramentos e dos novos letramentos.


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