Page 23 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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2ª Série/Ano do Ensino Médio:
                    – Função social, estrutura e aspectos linguísticos dos seguintes gêneros: tex-
                    to dissertativo-argumentativo e explicativo, resenha crítica, editorial, texto
                    publicitário, texto de opinião (textos escritos), enquetes, relatos e debate
                    regrado (textos da oralidade).
                    3ª Série/Ano do Ensino Médio:

                    – Função social, estrutura e aspectos linguísticos dos seguintes gêneros:
                    texto dissertativo-argumentativo e dos gêneros dos agrupamentos narrar,
                    argumentar, expor e instruir, júri simulado e seminário.


                    Ressaltamos que, de acordo com a BNCC (BRASIL, 2017), o componente
                    Língua Portuguesa precisa favorecer a participação significativa e crítica dos
                    estudantes nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela orali-
                    dade, escuta, leitura e produção textual.
                    Conforme preconizado na Matriz Curricular do Brasil Marista (doravan-
                    te MCBM) de Linguagens para o componente de Língua Portuguesa, e
                    respaldados na BNCC do Ensino Fundamental (BRASIL, 2017) e a do
                    Ensino Médio (2018), a metodologia proposta implica a valorização dos
                    gêneros textuais tradicionais concomitantemente aos textos multimodais/
                    multissemióticos , com destaque para a cultura digital. Nesse sentido, pro-
                                 2
                    pomos que a dinâmica de produção ocorra considerando as seguintes etapas
                    de uma sequência didática:

                    ETAPA 1: apresentação e sistematização do gênero de referência (por exem-
                    plo: jornalístico).
                    ETAPA 2: desenvolvimento da escrita do gênero tradicional (por exemplo:
                    reportagem).
                    ETAPA 3: desenvolvimento da prática multi (por exemplo: foto denúncia
                    ou telejornal).

                    2 “As práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez
                    mais multissemióticos e multimidiáticos, como também novas formas de produzir, de con-
                    figurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. As novas ferramentas de edição de textos,
                    áudios, fotos, vídeos tornam acessíveis a qualquer um a produção e disponibilização de textos
                    multissemióticos nas redes sociais e outros ambientes da Web” (BRASIL, 2017, p. 65).






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