Page 10 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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múltiplas linguagens e gêneros diversificados. A sequência didática é uma
estratégia que favorece a interdisciplinaridade, visto que os objetos de estu-
do estabelecem interfaces com os diversos contextos, situações, componen-
tes curriculares, entre outros. Ela permite levar em conta, ao mesmo tempo
e de maneira integrada, os conteúdos de ensino, os objetivos de aprendi-
zagem e a necessidade de variar os suportes, as atividades, os exercícios e as
dominantes das aulas. Facilita o planejamento contínuo e a explicitação dos
objetivos de aprendizagem.
Outra estratégia é o trabalho com projetos que tem a pesquisa como princípio
científico e pedagógico, e a interdisciplinaridade e a contextualização como
princípios metodológicos. O projeto pode derivar de um eixo estruturante
da área de conhecimento ou de objeto de estudo dos componentes curricu-
lares. As atividades são organizadas com intuito de ressituar as concepções e
as práticas educativas na escola, buscando compreender e construir respostas
possíveis diante das diversas faces do conhecimento e das mudanças sociais.
Projetos de intervenção social compreendem trabalhos desenvolvidos ao
longo do processo curricular, que articulam os espaçotempos da aula com
as questões políticas, sociais e ambientais, aproximando-se do sonho de
Champagnat. Inserem-se no currículo de todos os segmentos das unidades
educativas e aderem ao movimento da comunidade humana na busca por
alternativas para superar a exclusão, a má distribuição de renda, a desva-
lorização da vida, a degradação do ambiente e as violências. Dessa forma,
o fundamento da ação pedagógica fortalece, na comunidade educativa,
o protagonismo cidadão, a mobilização e formação dos atores locais e de
lideranças comunitárias capazes de conduzir as questões sociais e incentivar
a participação efetiva nos espaços de discussão e formulação de políticas pú-
blicas. Os projetos de intervenção devem ser planejados de modo a formar
o coração solidário e a consciência crítica, a construir conhecimentos arti-
culados às questões políticas, sociais e ambientais, e a desenvolver compe-
tências e metodologias de participação, intervenção e mobilização política e
social (UMBRASIL, 2010, p. 84-85).
As metodologias de ensino e de aprendizagem orientarão e regularão as fun-
ções do professor e do aluno para a construção de competências diversas,
num processo didático-reflexivo, caracterizado pela problematização, pes-
quisa, atenção aos diferentes estilos de ensinar e de aprender. Essa dinâmica
se efetiva na mobilização e construção de processos de pensamento de níveis
mais básicos, tais como reconhecer, interpretar, até níveis mais complexos,
que abrangem aplicação, análise, síntese e avaliação.
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