Page 10 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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múltiplas linguagens e gêneros diversificados. A sequência didática é uma
          estratégia que favorece a interdisciplinaridade, visto que os objetos de estu-
          do estabelecem interfaces com os diversos contextos, situações, componen-
          tes curriculares, entre outros. Ela permite levar em conta, ao mesmo tempo
          e de maneira integrada, os conteúdos de ensino, os objetivos de aprendi-
          zagem e a necessidade de variar os suportes, as atividades, os exercícios e as
          dominantes das aulas. Facilita o planejamento contínuo e a explicitação dos
          objetivos de aprendizagem.

          Outra estratégia é o trabalho com projetos que tem a pesquisa como princípio
          científico e pedagógico, e a interdisciplinaridade e a contextualização como
          princípios metodológicos. O projeto pode derivar de um eixo estruturante
          da área de conhecimento ou de objeto de estudo dos componentes curricu-
          lares. As atividades são organizadas com intuito de ressituar as concepções e
          as práticas educativas na escola, buscando compreender e construir respostas
          possíveis diante das diversas faces do conhecimento e das mudanças sociais.
          Projetos de intervenção social compreendem trabalhos desenvolvidos ao
          longo do processo curricular, que articulam os espaçotempos da aula com
          as questões políticas, sociais e ambientais, aproximando-se do sonho de
          Champagnat. Inserem-se no currículo de todos os segmentos das unidades
          educativas e aderem ao movimento da comunidade humana na busca por
          alternativas para superar a exclusão, a má distribuição de renda, a desva-
          lorização da vida, a degradação do ambiente e as violências. Dessa forma,
          o fundamento da ação pedagógica fortalece, na comunidade educativa,
          o protagonismo cidadão, a mobilização e formação dos atores locais e de
          lideranças comunitárias capazes de conduzir as questões sociais e incentivar
          a participação efetiva nos espaços de discussão e formulação de políticas pú-
          blicas. Os projetos de intervenção devem ser planejados de modo a formar
          o coração solidário e a consciência crítica, a construir conhecimentos arti-
          culados às questões políticas, sociais e ambientais, e a desenvolver compe-
          tências e metodologias de participação, intervenção e mobilização política e
          social (UMBRASIL, 2010, p. 84-85).

          As metodologias de ensino e de aprendizagem orientarão e regularão as fun-
          ções do professor e do aluno para a construção de competências diversas,
          num processo didático-reflexivo, caracterizado pela problematização, pes-
          quisa, atenção aos diferentes estilos de ensinar e de aprender. Essa dinâmica
          se efetiva na mobilização e construção de processos de pensamento de níveis
          mais básicos, tais como reconhecer, interpretar, até níveis mais complexos,
          que abrangem aplicação, análise, síntese e avaliação.


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