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nero, entre outros. Nas palavras de Koch (1993, p. 65), “isto significa que
a construção do objeto-texto exige a realização de uma série de ações cog-
nitivo-discursivas dos sujeitos no sentido de dotá-lo de certos elementos,
propriedades ou marcas que, em seu inter-relacionamento, são responsáveis
pela produção do sentido”.
No âmbito desse escopo epistemológico, a presente Diretriz enseja uma
proposta de trabalho com produção textual que garanta, para além do êxito
em processos seletivos de larga escala, os direitos essenciais de aprendizagem
em Língua Portuguesa – nos termos também da BNCC (BRASIL, 2017)
– necessários à formação de “bons cristãos e virtuosos cidadãos”, como pos-
tulado por São Marcelino Champagnat.
Tal proposta assume a centralidade do texto como unidade de
trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na aborda-
gem, de forma a sempre relacionar os textos a seus contextos de
produção e o desenvolvimento de habilidades ao uso significati-
vo da linguagem em atividades de leitura, escuta e produção de
textos em várias mídias e semioses (BRASIL, 2017, p. 65).
Boa leitura. Bom trabalho. Que Maria, nossa Boa Mãe, interceda por nós, e
que Champagnat continue nos inspirando na busca pela “perfeição”, para a
concretização da obra de Deus.
Jefferson Luiz Clemente de Oliveira
Gerente Socioeducacional da Superintendência de Missão
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