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2. Matrizes
Curriculares
de Educação
Básica do Brasil
Marista
As Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista são instrumen-
tos orientadores da nossa prática educativa que orientam a aprendizagem
dos nossos estudantes. São um referencial político-pedagógico institucional,
estratégico para organização, articulação, desenvolvimento e avaliação das
intencionalidades da proposta educativa do Brasil Marista. Elas contem-
plam concepções, princípios, pressupostos e procedimentos que orientam
as ações coletivas e individuais nas unidades educativas do Brasil Marista.
Destarte, a prática pedagógica do Brasil Marista baseia-se não somente em
uma simples organização do que deve ser ensinado, mas também em um
convite à problematização dos currículos praticados e das “concepções so-
bre as quais se assentam os campos disciplinares e as tendências metodoló-
gicas, bem como os objetos de ensino e aprendizagem, as práticas pedagógi-
cas, a gestão da aula e do conhecimento e os instrumentos de avaliação desse
processo” (UMBRASIL, 2010, p. 89-90).
O contexto educativo, caracterizado pela complexidade, constitui-se de
acontecimentos, conhecimentos, valores, saberes, princípios e sujeitos em
interação, que constroem juntos suas percepções e concepções. Portanto, a
educação se caracteriza pela inovação, pela emergência contínua de novas e
diferentes possibilidades de signifi cação e representação de processos acadê-
micos, pastorais, culturais, sociais e políticos. Na constituição das Matrizes,
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