Page 8 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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2. Matrizes



          Curriculares


          de Educação



          Básica do Brasil


          Marista







          As Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista são instrumen-
          tos orientadores da nossa prática educativa que orientam a aprendizagem
          dos nossos estudantes. São um referencial político-pedagógico institucional,
          estratégico para organização, articulação, desenvolvimento e avaliação das
          intencionalidades da proposta educativa do Brasil Marista. Elas contem-
          plam concepções, princípios, pressupostos e procedimentos que orientam
          as ações coletivas e individuais nas unidades educativas do Brasil Marista.
          Destarte, a prática pedagógica do Brasil Marista baseia-se não somente em
          uma simples organização do que deve ser ensinado, mas também em um
          convite à problematização dos currículos praticados e das “concepções so-
          bre as quais se assentam os campos disciplinares e as tendências metodoló-
          gicas, bem como os objetos de ensino e aprendizagem, as práticas pedagógi-
          cas, a gestão da aula e do conhecimento e os instrumentos de avaliação desse
          processo” (UMBRASIL, 2010, p. 89-90).
          O contexto educativo, caracterizado pela complexidade, constitui-se de
          acontecimentos, conhecimentos, valores, saberes, princípios e sujeitos em
          interação, que constroem juntos suas percepções e concepções. Portanto, a
          educação se caracteriza pela inovação, pela emergência contínua de novas e
          diferentes possibilidades de signifi cação e representação de processos acadê-
          micos, pastorais, culturais, sociais e políticos. Na constituição das Matrizes,





           8   Diretrizes Curriculares Maristas
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