Page 12 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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3. Linguagens,
Códigos e suas
Tecnologias
Língua Portuguesa
A linguagem, compreendida como atividade sociointeracionista, só se esta-
belece em um espaço de interlocução. O sentido de um texto e a signifi cação
de cada um dos elementos que o compõem dependem das relações entre os
sujeitos no espaço discursivo. Dependem, ainda, do seu diálogo com outros
textos. Interlocução, signifi cação e dialogismo estão diretamente ligados ao
conceito de interação, isto é, da realidade que se constrói nas relações sociais
e também por meio delas.
Nesse contexto, é necessário tratar a linguagem de diversas formas. A pri-
meira delas trata da correlação entre os múltiplos gêneros textuais, bem
como entre as diversas manifestações da linguagem, observando-se suas
semelhanças e diferenças, inclusive propiciando trabalhos que deixem clara
a transposição das linguagens e a articulação entre elas. A análise e a síntese,
envolvendo todos os processos de leitura, principalmente nas artes e, em
particular, na literatura, nas escolhas dos textos não verbais e verbais escritos
ou orais; e a identidade, contemplando a diversidade cultural, são habilida-
des importantes a serem desenvolvidas no que diz respeito ao tratamento
da informação. O estabelecimento de relações na integração entre diversas
manifestações culturais, a partir da identifi cação de suas propriedades, pro-
move o diálogo entre os conhecimentos, tendo como resultado uma visão
de mundo mais crítica no que tange às diferentes formas de representação
da linguagem.
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