Page 12 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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3. Linguagens,



          Códigos e suas


          Tecnologias







          Língua Portuguesa
          A linguagem, compreendida como atividade sociointeracionista, só se esta-
          belece em um espaço de interlocução. O sentido de um texto e a signifi cação
          de cada um dos elementos que o compõem dependem das relações entre os
          sujeitos no espaço discursivo. Dependem, ainda, do seu diálogo com outros
          textos. Interlocução, signifi cação e dialogismo estão diretamente ligados ao
          conceito de interação, isto é, da realidade que se constrói nas relações sociais
          e também por meio delas.
          Nesse contexto, é necessário tratar a linguagem de diversas formas. A pri-
          meira delas trata da correlação entre os múltiplos gêneros textuais, bem
          como entre as diversas manifestações da linguagem, observando-se suas
          semelhanças e diferenças, inclusive propiciando trabalhos que deixem clara
          a transposição das linguagens e a articulação entre elas. A análise e a síntese,
          envolvendo todos os processos de leitura, principalmente nas artes e, em
          particular, na literatura, nas escolhas dos textos não verbais e verbais escritos
          ou orais; e a identidade, contemplando a diversidade cultural, são habilida-
          des importantes a serem desenvolvidas no que diz respeito ao tratamento
          da informação. O estabelecimento de relações na integração entre diversas
          manifestações culturais, a partir da identifi cação de suas propriedades, pro-
          move o diálogo entre os conhecimentos, tendo como resultado uma visão
          de mundo mais crítica no que tange às diferentes formas de representação
          da linguagem.


           12  Diretrizes Curriculares Maristas
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