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a perspectiva da complexidade é a ideia deflagradora das concepções de
currículo, metodologias, aprendizagem, competências e avaliação.
Ademais, as trajetórias do currículo integrado na Educação Marista pau-
tam-se na ética cristã, no respeito à diversidade, nas ações referenciadas nos
direitos humanos, no senso crítico, no compromisso social e nas escolhas
sustentáveis para a vida humana e planetária. Nessa perspectiva, as Matri-
zes Curriculares Maristas têm o propósito de estimular aprendizagens ao
longo da vida, aprendizagens que deem sentido e significado e possibilitem
melhores condições de vida, pessoal e social, atendendo aos desafios e às es-
peranças da contemporaneidade. Não basta apenas aprender, necessitamos
aprender como aprender.
O ato de aprender se configura em um processo de construção contínua
de conhecimentos, considerando o processo no qual são evocados, aplica-
dos, mobilizados e transferidos elementos de aprendizagens anteriores, ao
mesmo tempo em que são acessados e processados novos elementos para a
constituição da nova aprendizagem.
Os encaminhamentos metodológicos, circunscritos na prática curricular,
constituem ainda itinerários disciplinares e interdisciplinares desenvolvi-
dos em diferentes espaços-tempos, integrando ações de ensino e de aprendi-
zagem. Ensinar e aprender são dinâmicas integradas de um mesmo processo
escolar, pois “aprender não é a aquisição de algo que está lá, é uma transfor-
mação em coexistência com o outro” (MATURANA, 2002, p. 84).
No Projeto Educativo do Brasil Marista (UMBRASIL, 2010), são enfatiza-
das estratégias metodológicas que aplicam os princípios da interdisciplina-
ridade, da contextualização, da problematização na construção significativa
de conhecimentos, destacando as seguintes: sequências didáticas, trabalho
com projetos e projetos de intervenção social.
A sequência didática1 estabelece conexão de processos, compreende o pla-
nejamento, o desenvolvimento e a avaliação de um conjunto de atividades
ligadas entre si, que garante a organicidade dos processos de ensino e de
aprendizagem e gera produções coletivas e individuais, orais e escritas, em
1 “Sequência didática é uma sequência de módulos de ensino, organizados conjuntamente
para melhorar uma determinada prática de linguagem. As sequências didáticas instauram uma
primeira relação entre um projeto de apropriação de uma prática de linguagem e os instrumen-
tos que facilitam essa apropriação” (SCHNEUWLY, B; DOLZ, J, 2004, p. 51). Ressaltamos
que uma sequência didática não é rígida – a ordem é de acordo com o planejamento do profes-
sor (Ver sugestão de sequência didática – ANEXO I).
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