Page 6 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 6

1. Apresentação







          Estimados (as) professores (as),
                “Uma das vantagens da presença de Deus é inspirar-nos grande coragem,
                grande zelo para trabalharmos em nossa perfeição”  (São Marceloino
                Champagnat)

          As palavras de nosso fundador suscitam em nós, cada vez mais, o cuida-
          do com a sua obra, cujos carisma, missão e valores se perpetuam e devem
          ser traduzidos na proposta pastoral-pedagógica das unidades socioedu-
          cacionais da rede Marista. Nesse intuito, apresentamos as Diretrizes para
          Produção Textual da Província Brasil Marista Centro-Norte, que tem por
          fi nalidade subsidiar as práticas de produção textual por um alinhamen-
          to metodológico, conforme fundamentação do Projeto Educativo do Brasil
          Marista e em consonância com as prerrogativas da Base Nacional Comum
          Curricular – BNCC (BRASIL, 2017).
          Em uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, é válido lembrar que
          a produção textual, a qual inclui as modalidades oral e escrita em simbiose
          com outras multimodalidades, bem como processos de reelaboração e pla-
          nejamento, parte da premissa de que o produtor, em sua inter-relação com
          outro(s) sujeito(s), em dado momento sócio-histórico-discursivo, elabora
          um texto sob a infl uência de uma gama de fatores extralinguísticos – como
          cultura, crenças, convenções sociais, expectativas mútuas, faixa etária, gê-




           6   Diretrizes Curriculares Maristas
   1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11