Page 6 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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1. Apresentação
Estimados (as) professores (as),
“Uma das vantagens da presença de Deus é inspirar-nos grande coragem,
grande zelo para trabalharmos em nossa perfeição” (São Marceloino
Champagnat)
As palavras de nosso fundador suscitam em nós, cada vez mais, o cuida-
do com a sua obra, cujos carisma, missão e valores se perpetuam e devem
ser traduzidos na proposta pastoral-pedagógica das unidades socioedu-
cacionais da rede Marista. Nesse intuito, apresentamos as Diretrizes para
Produção Textual da Província Brasil Marista Centro-Norte, que tem por
fi nalidade subsidiar as práticas de produção textual por um alinhamen-
to metodológico, conforme fundamentação do Projeto Educativo do Brasil
Marista e em consonância com as prerrogativas da Base Nacional Comum
Curricular – BNCC (BRASIL, 2017).
Em uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, é válido lembrar que
a produção textual, a qual inclui as modalidades oral e escrita em simbiose
com outras multimodalidades, bem como processos de reelaboração e pla-
nejamento, parte da premissa de que o produtor, em sua inter-relação com
outro(s) sujeito(s), em dado momento sócio-histórico-discursivo, elabora
um texto sob a infl uência de uma gama de fatores extralinguísticos – como
cultura, crenças, convenções sociais, expectativas mútuas, faixa etária, gê-
6 Diretrizes Curriculares Maristas