Page 29 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
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No que diz respeito à composição do núcleo, sugere-se que seja considerado
                    para efeito de cálculo a referência de que, em média, um corretor corrige,
                    com a intervenção própria da metodologia Marista, 200 textos por semana
                    num regime de 30 horas semanais. Ou seja: em média, um corretor revisa,
                    com anotações, 8 textos por hora. Nesse sentido, para calcular o número
                    de corretores, é preciso considerar que, semanalmente, serão corrigidos os
                    textos de uma série por segmento mais a 3ª série do Ensino Médio .
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                    Sobre a monitoria em redação com os 6º, 9º anos e 3ª série do Ensino
                    Médio: uma possibilidade
                    Além da correção, paralela e oportunamente, os corretores poderão prestar
                    monitoria, inicialmente, nas turmas de 6º e 9º anos do Ensino Fundamen-
                    tal II e 3ª série do Ensino Médio, que receberão atenção especial em função
                    de processos avaliativos da rede e pelas peculiaridades da transição própria
                    dessas faixas etárias. A monitoria seria da seguinte forma: o corretor ficaria
                    em sala com os estudantes que não apresentam dificuldades significativas e
                    desenvolveria a atividade de produção previamente planejada e orientada
                    pelo professor-regente, este se dirigiria a outra sala com o restante da turma,
                    a fim de desenvolver atividade de intervenção específica para o grupo de
                    nível básico e abaixo do básico.

                    É preciso que os professores-regentes dos 6º e 9º anos do Ensino Funda-
                    mental II e 3ª série do Ensino Médio se organizem, se for o caso, para arti-
                    cular os trabalhos com a monitoria, que deverá ocorrer, ao menos, em aulas
                    mensais previamente agendadas. Todas as produções que serão trabalhadas
                    com a monitoria deverão ser encaminhadas com antecedência em material
                    próprio, desvinculado do caderno de Língua Portuguesa, para a coorde-
                    nação de área e para o corretor-monitor. Vale destacar que na semana de
                    monitoria a turma atendida equivalerá à demanda de correção da semana
                    em que ela está agendada.










                    9 Propomos que apenas a 3ª série do Ensino Médio, por força da dinâmica das avaliações de
                    larga escala externas, seja contemplada semanalmente, conforme se faça necessário para me-
                    lhor andamento do fluxo.



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