Page 32 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 32

8. Anexos







                                  ANEXO I
                Sugestão de sequência didática – Exemplo com
                             o gênero fábula (Ef)

          I. APRESENTAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO GÊNERO
          As fábulas são histórias que têm como objetivo transmitir ensinamentos,
          provocando uma refl exão nos leitores. Com elas, é possível aprender lições
          importantes para a nossa convivência social, pois terminam sempre apre-
          sentando uma moral, que pode servir como um conselho, uma crítica ou
          uma ironia.
          As personagens das fábulas são animais que se comportam como seres hu-
          manos. Elas pensam, sentem, falam e agem como pessoas.
          As fábulas também apresentam um confl ito que permite ao leitor questio-
          nar fatos, situações ou atitudes de sua própria vida.
          Leia com atenção a fábula a seguir, intitulada “A lebre e a tartaruga”.











           32  Diretrizes Curriculares Maristas
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37