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ANEXO III
Sugestão de modelo de apresentação do
portfólio de produção textual
Estimado (a) estudante e familiares,
“Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo”. As palavras do poe-
ta português Fernando Pessoa evidenciam a importância da escrita como
atividade humana e bem traduzem a motivação do trabalho pedagógico
com que o nosso colégio concebe a produção textual. Não se trata de mero
protocolo avaliativo do expediente escolar, mas sim de expressão da vida, do
amor e da partilha, em consonância com o carisma do nosso fundador, São
Marcelino Champagnat.
Nesse sentido, este portfólio é uma das estratégias de sistematização das ati-
vidades de produção textual do Colégio XXX. Aqui, devem ser guardadas
todas as atividades do componente curricular Produção Textual: tarefas de
casa, anotações de sala e de pesquisa, produções realizadas – inclusive as ava-
liativas -, rascunhos, entre outros. Todos esses registros, quando não houver
folha própria dada pelo professor, deverão ser realizados, obrigatoriamente,
na folha do tipo bloco. Todas as redações deverão ser passadas a limpo com
caneta de cor preta, em consonância com os principais processos seletivos
do País.
No componente de Produção Textual, a pontuação é composta por uma
prova de Produção Textual e atividades diversificadas, que, neste caso, refe-
rem-se a todo material integrante deste portfólio (conforme supracitado).
Por isso, conserve bem este material: evite qualquer tipo de dano. A orga-
nização e conservação desta pasta também serão consideradas para efeito
de nota. Para lhe auxiliar, no início de cada etapa letiva, você receberá uma
agenda de controle de atividades, em que poderá registrar todas as ações so-
licitadas pelo professor. Ao meio e ao final de cada etapa, em data pré-deter-
minada, o professor recolherá seu portfólio para verificação desses critérios
e emitirá parecer sobre o seu material.
Vale destacar que este portfólio é um referencial para você, estudante, para
o seu professor e sua família não só em termos de nota, mas principalmen-
te como um diário que permitirá acompanhar resultados e refletir sobre
o itinerário da produção textual, a fim de estabelecermos intervenções e
metas mais assertivas para o melhor desenvolvimento de sua competência
escrita. Isso significa que você é sujeito protagonista do seu próprio processo
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