Page 34 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 34

I. Vocabulário: Faça você mesmo (a)!
          (Se houver dúvida em alguma palavra, anote-a abaixo e procure seu signifi-
          cado no dicionário.)
          _______________________________________________________
          _______________________________________________________
          ________________________________________________________
          Entendendo melhor o texto
          O texto acima mostra algumas características do gênero textual fábula. De
          acordo com ele, responda às questões seguintes.
          1. Como normalmente acontece nas fábulas, os personagens são animais.
          Por que o autor escolheu especialmente a lebre e a tartaruga nesse texto?
          ________________________________________________________
          ________________________________________________________
          ________________________________________________________
          2.Transcreva da fábula “A lebre e a tartaruga” a frase que representa o con-
          flito no texto. _____________________________________________
          ________________________________________________________
          ________________________________________________________
          ________________________________________________________

          3.A fábula é um tipo de narrativa mais informal. Portanto, a forma como é
          escrito lembra mais um texto falado ou escrito? Explique.  ____________
          ________________________________________________________
          ________________________________________________________
          ________________________________________________________
          4.Na fábula, a moral no final do texto é um elemento obrigatório. Trans-
          forme a moral da fábula lida em um conselho que você daria a um colega.
          ________________________________________________________
          ________________________________________________________
          ________________________________________________________
          ________________________________________________________
          ________________________________________________________
          ________________________________________________________







           34  Diretrizes Curriculares Maristas
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39