Page 34 - Diretrizes Curricularespara Produção Textual
P. 34
I. Vocabulário: Faça você mesmo (a)!
(Se houver dúvida em alguma palavra, anote-a abaixo e procure seu signifi-
cado no dicionário.)
_______________________________________________________
_______________________________________________________
________________________________________________________
Entendendo melhor o texto
O texto acima mostra algumas características do gênero textual fábula. De
acordo com ele, responda às questões seguintes.
1. Como normalmente acontece nas fábulas, os personagens são animais.
Por que o autor escolheu especialmente a lebre e a tartaruga nesse texto?
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
2.Transcreva da fábula “A lebre e a tartaruga” a frase que representa o con-
flito no texto. _____________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
3.A fábula é um tipo de narrativa mais informal. Portanto, a forma como é
escrito lembra mais um texto falado ou escrito? Explique. ____________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
4.Na fábula, a moral no final do texto é um elemento obrigatório. Trans-
forme a moral da fábula lida em um conselho que você daria a um colega.
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
34 Diretrizes Curriculares Maristas