Page 25 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 25

Figura 9 – História em quadrinhos sobre variação linguística



























          Como língua materna da maioria da população brasileira, o português já está em franco uso
          pelos estudantes ao ingressarem na escola, no que se refere à fala, a qual independe de escola-

          rização. Assim, o papel específico do componente curricular refere-se, sobretudo, ao desenvol-
          vimento das competências leitora e escritora. Sendo o estudante um usuário da língua, que já
          a conhece e a usa na rotina, ele precisa, na fase do Ensino Médio, aprimorar os conhecimentos
          acerca da modalidade escrita, principalmente.
          Ao contrário da fala, que é essencialmente espontânea, a escrita é uma convenção constituída
          por regras arbitrárias, cujo objetivo é a uniformização e padronização para fins de publicações



          oficiais e de ampla circulação, o que exige do usuário atenção quanto à ortografia, pontuação,
          entre outros. Nessa modalidade, preza-se, sobretudo, pela construção clara e pela articulação

          de enunciados, a fim de se evitar períodos truncados, características básicas para a organização

          e expressão do pensamento, a fim de que parágrafos e textos sejam tomados de maneira autô-
          noma, isto é, como mensagens que possam ser lidas/ouvidas por qualquer pessoa e de modo
          atemporal.
          Tanto na modalidade escrita, quanto na falada, faz-se necessário observar, ainda, o emprego de

          vocabulário pertinente, diversificado e adequado ao registro e à situação comunicativa. Nesse
          sentido, a formação do léxico deve ser ampliada e explorada nos textos orais e escritos produzi-
          dos pelo estudante. Não se trata de usar termos e expressões rebuscadas ou de prolixidade, mas
          saber usar, com propriedade e precisão, o vocabulário conhecido, fazendo relações e transfe-
          rência de sentidos entre palavras e expressões para se comunicar com eficiência.


                                           Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição  25
                                                                 a
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30