Page 27 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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É necessário criar condições didáticas para que os estudantes se apropriem
dos conhecimentos dos elementos textuais, sociais e interativos culturalmente
estabelecidos que envolvem a produção do texto e o domínio pragmático de
seus significados, diretamente relacionados ao uso em diferentes esferas
sociais, públicas e privadas. Não se deve didatizar e escolarizar a produção
textual, pois os textos fazem parte de um processo de enunciação dinâmico
e têm funções sociais diferentes, e isso precisa ser considerado no ensino da
Língua Portuguesa. (UMBRASIL, 2021, p. 57).
Conforme preconizado nas Matrizes Maristas de Linguagens para o componente de Língua
Portuguesa, e respaldado na BNCC do Ensino Fundamental vigente (BRASIL, 2017), a metodo-
logia proposta implica a valorização dos gêneros textuais de referência concomitantemente
aos textos multimodais/multissemióticos , com destaque para a cultura digital. Nesse senti-
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do, propomos que a dinâmica de produção ocorra considerando as seguintes etapas de uma
sequência didática:
Figura 11 – Sequência didática para Produção Textual no Marista Centro-Norte
Etapa 1 – Sistematização do gênero de referência: refere-se à importância da sistematiza-
ção do gênero textual para o reconhecimento das diversas funções sociais envolvidas no pro-
cesso de comunicação, após a devida apresentação desse conteúdo e a familiaridade por meio
do material didático e de outros recursos didáticos disponíveis. A sistematização, muitas vezes,
implica seguir elementos específicos, associados a determinados gêneros textuais. Esse reco-
nhecimento facilita a compreensão e contribui para a aprendizagem do estudante com relação
ao formato e à linguagem, especialmente no contexto acadêmico.
6 “As práticas de linguagem contemporâneas não só envolvem novos gêneros e textos cada vez mais multissemióticos e multimidiá-
ticos, como também novas formas de produzir, de configurar, de disponibilizar, de replicar e de interagir. As novas ferramentas de
edição de textos, áudios, fotos, vídeos tornam acessíveis a qualquer um a produção e disponibilização de textos multissemióticos
nas redes sociais e outros ambientes da Web” (BRASIL, 2017, p. 65).
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