Page 31 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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Instruções: deve-se inserir, de preferência, no cabeçalho, instruções objetivas sobre a diagra-
mação e os critérios de elaboração, respeitando as necessidades de cada segmento, contem-
plando orientações básicas para escrita, tais como:
• tipo de letra a ser usada;
• tipo de caneta para textos manuscritos;
• tipo e tamanho da fonte para textos digitados;
• extensão estimada do texto;
• procedimento diante de rasuras;
• outros critérios adicionais;
• Seguem alguns exemplos de textos para os possíveis tópicos;
• O texto deve obedecer à norma-padrão da língua portuguesa;
• Preencha todo o cabeçalho da folha de Produção Textual e identifique-se apenas nele;
• Será atribuída nota zero ao texto que tiver qualquer assinatura ou marca identificadora
fora desse local;
• Escreva no mínimo 20 e, no máximo, 30 linhas, à tinta e com letra legível;
• Dê um título a sua redação;
• Redija o texto no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos escritos em locais
indevidos;
• Respeite o limite máximo de linhas disponibilizado. Qualquer fragmento de texto além
desse limite será desconsiderado;
• Utilize somente caneta esferográfica de tinta preta ou azul;
• Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
• estiver em branco ou não respeitar o mínimo de 20 linhas escritas, sendo considerada
“insuficiente”;
• fugir ao tema ou não atender à modalidade discursiva indicada;
• apresentar elementos verbais ou visuais não relacionados ao tema proposto.
Textos motivadores: coletânea de textos motivadores com o mínimo de 2 e o máximo de 3
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referências , sendo ao menos um com linguagem não verbal (gráficos, infográficos, charge,
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tirinha, imagens, entre outros). Vale destacar a necessidade de citação das fontes, conforme
delimita a Diretriz de Avaliação 2023:
• Exemplo 1: Disponível em: marista.edu.br/diretrizesebook/diretriz-avaliacao-ef-em-
-edicao-2/. Disponível em: 17 set. 2020.
• Exemplo 2: MARISTA CENTRO-NORTE, PMA, 5º ANO, 2020.
9 Coletânea: conjunto de textos norteadores do tema proposto que orientam a discussão.
10 Para o Ensino Fundamental I, conforme o gênero, indicamos o mínimo de 2 textos motivadores e o máximo de 4.
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