Page 35 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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A avaliação em Produção Textual deve ser compreendida a partir das descrições dos métodos e
sistemas avaliativos descritos na 2ª edição das Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem, de
acordo com a pontuação estabelecida para cada segmento.
Nos Anos Iniciais, do 3º ao 5º ano, como a produção textual é parte integrante do componente
curricular de Língua Portuguesa, a avaliação encontra-se diluída na diversificada e na soma-
tiva, e pode, também, ser pontuada no campo do Projeto, quando pertinente, a critério do
professor. Embora todos os conhecimentos mobilizados em Língua Portuguesa contribuam, de
modo geral, para o desenvolvimento pragmático dos significados relacionados aos gêneros de
referência, é importante demarcar o espaço avaliativo da Produção Textual como uma forma de
valorização, sistematização e mensuração das competências e habilidades específicas.
Nesse segmento, para a avaliação diversificada de Língua Portuguesa, recomenda-se uma
pontuação de 30%, aproximadamente, para produção textual, mensurada por meio do
portfólio, constituído pelo dossiê dos gêneros produzidos na etapa letiva. Já na avaliação
somativa, recomenda-se a atribuição de 10% da pontuação total do teste ou da prova de Língua
Portuguesa para a realização de uma produção textual (completa ou parcial) do gênero de
referência trabalhado. Nesse sentido, ao menos 1 questão da avaliação somativa deve propor
uma produção textual ou uma parte da produção textual (ex.: elaboração de situação inicial ou
de desfecho de uma narrativa, continuação de um texto, modificação de um texto, parágrafos
específicos etc.), considerando o tempo previsto para a prova. A seguir, o quadro avaliativo do
3º ao 5º ano, com a atribuição de pontuação específica para a Produção Textual:
Avaliação de Língua Portuguesa – 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Exemplo no sistema 10-10-10
Componente Código Descrição Nota das Pontuação destinada
Curricular Lyceum Avaliação etapas letivas à Produção Textual
Avaliação 1,2 Portfólio de Produção Textual
Av1 4
diversificada 2,8 Outros objetivos de LP
Língua 3,2 Outros objetivos de LP
Portuguesa Av2 Avaliação 4
somativa 0,4 Produção textual
*Produção textual avaliada
Av3 Projeto 2
conforme a abordagem do projeto
Fonte: Os autores (2024)
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a Produção Textual é um compo-
nente curricular específico e, como tal, conta com pontuação própria. Conforme estabelecido
nas Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem (2022), nos Anos Finais, a pontuação é distribuída
entre avaliação diversificada (80%) – correspondente ao portfólio (ou seja, a coletânea das
versões dos textos produzidos ao longo da etapa letiva) – e somativa (20%). No Ensino
Médio, a pontuação é distribuída entre avaliação diversificada (40%), somativa (40%) e inter-
disciplinar – simulados (20%).
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