Page 35 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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A avaliação em Produção Textual deve ser compreendida a partir das descrições dos métodos e
          sistemas avaliativos descritos na 2ª edição das Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem, de
          acordo com a pontuação estabelecida para cada segmento.
          Nos Anos Iniciais, do 3º ao 5º ano, como a produção textual é parte integrante do componente
          curricular de Língua Portuguesa, a avaliação encontra-se diluída na diversificada e na soma-
          tiva, e pode, também, ser pontuada no campo do Projeto, quando pertinente, a critério do
          professor. Embora todos os conhecimentos mobilizados em Língua Portuguesa contribuam, de
          modo geral, para o desenvolvimento pragmático dos significados relacionados aos gêneros de
          referência, é importante demarcar o espaço avaliativo da Produção Textual como uma forma de
          valorização, sistematização e mensuração das competências e habilidades específicas.
          Nesse segmento, para a avaliação diversificada de Língua Portuguesa, recomenda-se uma
          pontuação de 30%, aproximadamente, para produção textual, mensurada por meio do
          portfólio, constituído pelo dossiê dos gêneros produzidos na etapa letiva. Já na avaliação
          somativa, recomenda-se a atribuição de 10% da pontuação total do teste ou da prova de Língua
          Portuguesa para a realização de uma produção textual (completa ou parcial) do gênero de
          referência trabalhado. Nesse sentido, ao menos 1 questão da avaliação somativa deve propor
          uma produção textual ou uma parte da produção textual (ex.: elaboração de situação inicial ou
          de desfecho de uma narrativa, continuação de um texto, modificação de um texto, parágrafos
          específicos etc.), considerando o tempo previsto para a prova. A seguir, o quadro avaliativo do
          3º ao 5º ano, com a atribuição de pontuação específica para a Produção Textual:

                 Avaliação de Língua Portuguesa – 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental
                                Exemplo no sistema 10-10-10

            Componente   Código    Descrição   Nota das   Pontuação destinada
            Curricular  Lyceum     Avaliação  etapas letivas à Produção Textual
                                   Avaliação           1,2 Portfólio de Produção Textual
                          Av1                    4
                                  diversificada        2,8 Outros objetivos de LP
              Língua                                   3,2 Outros objetivos de LP
            Portuguesa    Av2      Avaliação     4
                                   somativa            0,4 Produção textual
                                                       *Produção textual avaliada
                          Av3       Projeto      2
                                                       conforme a abordagem do projeto
                                    Fonte: Os autores (2024)
          Nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a Produção Textual é um compo-
          nente curricular específico e, como tal, conta com pontuação própria. Conforme estabelecido
          nas Diretrizes para Avaliação da Aprendizagem (2022), nos Anos Finais, a pontuação é distribuída
          entre avaliação diversificada (80%) – correspondente ao portfólio (ou seja, a coletânea das
          versões dos textos produzidos ao longo da etapa letiva) – e somativa (20%). No Ensino
          Médio, a pontuação é distribuída entre avaliação diversificada (40%), somativa (40%) e inter-
          disciplinar – simulados (20%).



                                           Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição  35
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