Page 40 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 40

Exemplo de adaptação

           Convenções da escrita  Nível Matriz original  Especificação dos níveis
                               Diferencia oralidade e   Emprega: letra maiúscula no
                               escrita, aplicando as regras   início de frase e para nomes próprios;
                               ortográficas pertinente à   ponto-final para fechar orações; ponto de
                           5
                               etapa letiva. Emprega regras  interrogação para perguntas, exclamação
                               básicas de pontuação e   para sinalizar emoções e vírgulas entre
                               acentuação.       frases.
                                                 Emprega: letra maiúscula no início de
                                                 frase e para nomes próprios;
                           4                     ponto-final para fechar orações; ponto de
           Aplicar o sistema                     interrogação para perguntas,
           escrito alfabético e                  exclamação para sinalizar emoções.
           as normas típicas da
           escrita.                              Emprega: letra maiúscula no início
                           3                     de frase e para nomes próprios;
                                                 ponto-final para fechar orações; ponto de
                                                 interrogação para perguntas.
                                                 Emprega: letra maiúscula no início de
                           2                     frase e para nomes próprios;
                                                 ponto-final para fechar orações.
                                                 Emprega: letra maiúscula no início
                           1
                                                 de frase e para nomes próprios.
          EXEMPLO 2 – MATRIZ DE CORREÇÃO: 3º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
          •   Competência III – Gênero proposto: Usa a linguagem e a estrutura esperada para o
             gênero em estudo. Considera o público-alvo e a função social do gênero proposto.
          •   Gênero: carta pessoal
          •   ANO: 3º ano do Ensino Fundamental
          •   Perguntas disparadoras: Quais são a linguagem e a estrutura apresentadas para o gênero
             carta? Quais são os elementos essenciais desse gênero? Quais desses elementos já foram
             trabalhados com a turma?
          Exemplo de adaptação

           GÊNERO PROPOSTO  Nível Matriz original  Especificação dos níveis
                              Usa a linguagem e a estrutura
                              esperada para o gênero em   A carta contém data e local, vocativo,
                           5  estudo. Considera o   mensagem, despedida e assinatura.
                              público-alvo e a função social
           Demonstrar         do gênero proposto.
           compreensão das
           características   4                    A carta contém vocativo, mensagem,
           inerentes ao gênero                    despedida e assinatura.
           solicitado.     3                      A carta contém mensagem, despedida e
                                                  assinatura.
                           2                      A carta contém mensagem e despedida.
                           1                      A carta contém apenas a mensagem.




                                     a
           40  Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45