Page 41 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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O professor tem autonomia para eleger as competências a serem priorizadas em cada proposta
          de produção textual, de acordo com a proficiência da turma, isto é, nem todas as competências
          precisam ser aferidas em todas as produções textuais. Por exemplo, se uma turma do 3º ano
          expressa grandes dificuldades na competência estética, é coerente que, nas primeiras produções,
          esse aspecto seja valorizado em detrimento dos demais, até que se alcance uma desenvoltura
          razoável para averiguar as demais competências. Do mesmo modo, no Ensino Médio, se o
          professor observa uma defasagem em relação à elaboração de proposta de intervenção – compe-
          tência 5, da matriz Enem –, é justo que esse critério seja priorizado em determinadas produções.
          O desempenho em produção textual será evidenciado em cinco níveis, distribuídos em cinco
          competências (com exceção dos Anos Iniciais, que se organiza em quatro níveis). Nesse
          sentido, será possível monitorar o progresso em produção textual não só em nível global, mas
          por competência, o que favorecerá um trabalho mais efetivo e personalizado. Para mensurar
          o desempenho em cada competência, deve-se observar a escala proporcional indicativa de
          aproveitamento: 1 = 20% (abaixo do básico); 2 = 40% (básico); 3 = 60% (adequado); 4 = 80%
          (avançado); 5 = 100% (excelente). Caso se queira contabilizar o desempenho geral obtido, basta
          somar o número marcado em cada competência e multiplicar o resultado por 4. O resultado
          será uma representação ideal numa escala de 0 a 100% de aproveitamento. Por exemplo:
          suponhamos que o estudante tenha obtido o seguinte resultado em uma produção:
           COMPETÊNCIA I  COMPETÊNCIA II  COMPETÊNCIA III COMPETÊNCIA IV COMPETÊNCIA V

           0  1  2  3  4  5  0  1  2  3  4  5  0  1  2  3  4  5  0  1  2  3  4  5  0  1  2  3  4  5

          De acordo com essa explanação, basta somar o desempenho obtido em cada competência
          (4+4+4+3+4 = 19) e multiplicar o resultado por 4 (4x19 = 76). Ou seja: o percentual total de
          aproveitamento nessa produção seria de 76% numa escala ideal de 0 a 100%. Esse resultado
          simulado, por exemplo, caso se repetisse em outra proposta de redação, seria um indício de
          que o aluno precisa de uma atenção/intervenção mais diretiva na competência IV. Tendo a
          pontuação de zero a mil na referência do Enem, essa pontuação pode ser adequada, observando
          as proporções.
          Nas avaliações regulares, essa mesma escala será utilizada e a nota atribuída estará situada
          dentro da proporção de larga escala, a critério do professor. Por exemplo: em uma avaliação
          com o valor de 10,0 pontos, na qual o aluno tenha alcançado o desempenho de 80%, conforme
          os critérios aferidos, poderá ser atribuída uma nota de 8,0 a 9,9 pontos. A esse respeito, é válido
          lembrar que, em se tratando de avaliação de textos, é inadequado adotar critérios que se
          traduzam, de forma objetiva, em números exatos, haja vista as variáveis qualitativas em questão.
          Por fim, é indispensável discutir e explicar previamente, bem como retomar, sempre que neces-
          sário, os critérios presentes na matriz de correção com os estudantes. A utilização contínua e
          consciente das matrizes de correção e do caderno (quando aplicável) promove a familiaridade
          dos estudantes com o processo e uma evolução gradual e consciente desde os Anos Iniciais
          até o Ensino Médio. Sugerimos, ainda, a leitura e a explicação da apresentação do Caderno de
          Produção Textual no início do ano letivo para fomentar o uso consciente e participativo
          (ver Apêndice VII).



                                           Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição  41
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