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3.3.3 Critérios microtextuais
Considerando o caráter subjetivo das matrizes de correção, que dependem do gênero proposto
e dos conhecimentos previstos para a série/o ano e a etapa letiva, faz-se necessário o discerni-
mento docente para mensurar que elementos poderão ser avaliados em cada caso, adequando
as matrizes de correção ao ritmo e às necessidades da turma.
A seguir, são elencados os aspectos recorrentes e específicos por competência, que servem
como um recurso adicional para direcionar as dificuldades e os pontos de melhoria do estudante
em relação às produções dos estudantes. Não se pretende uma lista exaustiva, mas uma refe-
rência, ficando a critério do professor a avaliação dos aspectos, de acordo com os conhecimentos
da turma (Apêndice IX).
Compreende-se por aspectos micro da ESTÉTICA TEXTUAL e das CONVENÇÕES DA ESCRI-
TA:
ESTÉTICA TEXTUAL
1 Ilegibilidade (traçado da letra).
2 Desrespeito às margens.
3 Ausência de recuo dos parágrafos.
4 Rasura e elemento gráfico fora do padrão alfabético.
5 Parágrafo curto (com ausência de elementos paragráficos para um desenvolvimento).
6 Parágrafo longo (com mais de um tópico frasal).
7 Linhas insuficientes.
CONVENÇÕES DA ESCRITA/NORMA-PADRÃO/MODALIDADE FORMAL DA LÍNGUA ESCRITA
8 Uso inadequado de maiúscula/minúscula.
9 Divisão silábica inadequada.
10 Grafia inadequada.
11 Acentuação inadequada.
12 Pontuação inadequada.
13 Coloquialismo (modalidade oral).
14 Regência inadequada.
15 Concordância inadequada.
16 Colocação pronominal inadequada.
a
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