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Compreende-se por aspectos micro do CONTEÚDO/PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
CONTEÚDO/ PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
45 Ausência de conclusão.
46 Ausência de proposta de intervenção.
47 Conclusão parcial.
48 Elementos da proposta de intervenção insuficientes.
49 Desrespeito aos direitos humanos.
Além desses critérios, sugerimos, também, algumas observações positivas para incentivar a
produção dos estudantes:
COMENTÁRIOS GERAIS
50 Texto excelente.
51 Argumentação bem-formulada.
52 Projeto de texto bem-desenvolvido.
53 Parágrafo bem-organizado.
54 Excelente domínio da norma-padrão.
55 Excelente domínio do gênero/tipo textual.
56 Excelente proposta de intervenção.
57 Repertório sociocultural produtivo.
3.3.4 Estratégias de autoavaliação
A autoavaliação consiste numa estratégia metacognitiva complementar à correção do
professor ou corretor e não substitui os processos de correção e avaliação docente. A partir da
devolutiva da 1ª versão da produção de texto, alinhada às matrizes constantes no Caderno de
Produção Textual, a autoavaliação é uma prática extremamente importante por várias razões.
• Desenvolvimento da autonomia: ao receber a correção da produção textual com base
nas matrizes macro (Caderno de Produção Textual) e micro (legenda de critérios), o estu-
dante tem a oportunidade de identificar os pontos fortes e fracos de forma mais objetiva.
Isso contribui para o desenvolvimento da autonomia, pois ele passa a ter maior consciência
sobre a própria aprendizagem.
• Melhoria contínua: o estudante pode perceber quais aspectos precisa aprimorar na escri-
ta, como organização de ideias, argumentação, coesão textual, entre outros. Isso favorece
a busca por uma melhoria contínua das habilidades de escrita, para que avance os níveis de
cada critério da matriz.
• Engajamento com as Competências das Matrizes do Caderno de Produção Textual: as
matrizes avaliam diferentes competências na produção textual, como a estética textual,
o domínio da norma culta, a compreensão e a interpretação do tema proposto, a capacidade
de argumentação, a construção e a mobilização de valores, as atitudes, as linguagens e
os saberes, além da proposta de intervenção. Ao receber a devolutiva com base nessas
competências, o estudante se engaja mais com os critérios de avaliação exigidos ao longo do
processo.
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