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Figura 20 – Processo de correção
Fonte: Os autores (2024)
4.1. Composição e atribuições do Núcleo de Correção de Redações – NCR
No que diz respeito ao capital humano de composição do Núcleo, entende-se que o perfil da
função é para licenciados em Letras-Português. Pode-se, ainda, considerar a dupla licenciatura
no cenário de contratação, como Letras Português-Inglês, Português-Espanhol, Português-
-Francês, entre outras combinações com a língua portuguesa, uma vez que as Diretrizes
Curriculares Nacionais desses cursos abordam as principais teorias linguísticas que funda-
mentam a nossa escrita formal.
A jornada de trabalho deve ser presencial e, conforme o documento Equipes Pedagógicas das
Unidades Socioeducacionais 2020, os membros da equipe têm como atribuição geral corrigir
as redações dos estudantes, atentando para as expressões utilizadas, sintaxe, ortografia e
pontuação, de forma a assegurar-lhes correções de clareza, concisão e harmonia, considerando
as matrizes de correção estabelecidas para as escolas e os colégios. Esse mesmo documento
prevê as atribuições específicas desses profissionais, aqui atualizadas e descritas a seguir.
1. Efetuar a correção das produções textuais (redação) dos estudantes, de modo propositivo
e personalizado, em consonância com as Diretrizes para Produção Textual, as Matrizes
Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista e outras orientações.
2. Realizar atendimentos, individualmente ou coletivamente, com os estudantes dos anos/
séries contemplados em articulação com o professor regente e a Coordenação de Área.
3. Cumprir o fluxo de correção e de atendimento previsto com a Coordenação de área.
4. Elaborar relatório de acompanhamento, por turma e estudante, e demais documentações
solicitadas pelo professor e coordenador de área em relação aos atendimentos e à produção
dos estudantes (ver sugestão de modelo no Apêndice XII).
Além da correção, paralela e oportunamente, os corretores poderão realizar monitoria, inicial-
mente, nas turmas de 6º e 9º anos do Ensino Fundamental II e 3ª série do Ensino Médio, as quais
receberão atenção especial, em função de processos avaliativos da rede e de peculiaridades da
transição própria dessas turmas. A monitoria seria da seguinte forma: o corretor ficaria em sala
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