Page 48 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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4. NÚCLEO DE CORREÇÃO
DE REDAÇÕES – NCR
O Núcleo de Correção de Redações (NCR) é uma estratégia da Província Brasil Marista Cen-
tro-Norte, com o objetivo de dar suporte aos professores no processo de correção das produ-
ções textuais de estudantes, preferencialmente, a primeira versão do gênero de referência. A
implementação do Núcleo de Correção de Redações, nas unidades socioeducacionais, é uma
estratégia complementar e está condicionada aos recursos financeiros da unidade. Contempla,
prioritariamente, Ensino Médio, Anos Finais e Anos Iniciais, nessa ordem. O NCR é gerido pelo
coordenador de Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e se submete à Vice-Direção
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Educacional. O coordenador de área, enquanto gestor do NCR, é responsável pela intermedia-
ção entre os membros do núcleo e os professores regentes.
Pensar em rede é considerar a necessidade de alinhamento de discurso e práticas, por meio de
matrizes, diretrizes e orientações que dão conta de cumprir com o disposto na Base Nacional
Comum Curricular com relação às habilidades e competências por nível escolar. Essa não é uma
pauta somente nossa. Os grandes certames têm, em seus processos, o rigor da correção a partir
de competências utilizadas por grupos de profissionais treinados sob um mesmo parâmetro,
como, por exemplo, a matriz de redação do modelo Enem.
Apesar de reconhecer a diversidade de gêneros e o momento escolar de cada estudante, a reda-
ção modelo Enem é, ainda hoje, um balizador da “composição textual escolar”. Os resultados
obtidos motivam as análises das instituições educacionais, no que toca ao rendimento de es-
crita do corpo discente, o que valida a confiabilidade no processo, não somente em função da
concordância de matriz, mas, também, por reconhecerem o olhar de profissionais externos ao
processo de ensino-aprendizagem.
O acompanhamento do professor regente é fundamental, pois ao corpo docente cabe a opera-
cionalização da avaliação diversificada, a fim de se obter, qualitativamente, as análises do que é
processual. Todavia, por vezes, é necessário se utilizar de outros agentes para se alcançar dados
com maior imparcialidade, sem influência das relações professor-aluno. Esse distanciamento
do objeto de estudo é a construção de um espaço dado ao Núcleo de Correção de Redações como
uma grande parceria geradora dessas evidências.
Nesse sentido, diante desses indicadores, por considerar que o estudo do gênero é processual,
ou melhor, resultado das conexões multimodais, do planejamento, do rascunho, da primeira
versão e da(s) reescrita(s), compete ao NCR a correção da primeira versão do texto e, ao profes-
sor regente, a avaliação das partes, sendo a reescrita o elemento central de acompanhamento e
validação de todo o processo.
12 Na ausência da Coordenação de Área, as Coordenações Pedagógicas articularão o diálogo entre os membros do NCR e os professores.
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