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4.  NÚCLEO DE CORREÇÃO

               DE REDAÇÕES – NCR


          O Núcleo de Correção de Redações (NCR) é uma estratégia da Província Brasil Marista Cen-
          tro-Norte, com o objetivo de dar suporte aos professores no processo de correção das produ-
          ções textuais de estudantes, preferencialmente, a primeira versão do gênero de referência. A
          implementação do Núcleo de Correção de Redações, nas unidades socioeducacionais, é uma
          estratégia complementar e está condicionada aos recursos financeiros da unidade. Contempla,
          prioritariamente, Ensino Médio, Anos Finais e Anos Iniciais, nessa ordem. O NCR é gerido pelo
          coordenador de Área  de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e se submete à Vice-Direção
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          Educacional. O coordenador de área, enquanto gestor do NCR, é responsável pela intermedia-
          ção entre os membros do núcleo e os professores regentes.
          Pensar em rede é considerar a necessidade de alinhamento de discurso e práticas, por meio de
          matrizes, diretrizes e orientações que dão conta de cumprir com o disposto na Base Nacional
          Comum Curricular com relação às habilidades e competências por nível escolar. Essa não é uma
          pauta somente nossa. Os grandes certames têm, em seus processos, o rigor da correção a partir
          de competências utilizadas por grupos de profissionais treinados sob um mesmo parâmetro,
          como, por exemplo, a matriz de redação do modelo Enem.
          Apesar de reconhecer a diversidade de gêneros e o momento escolar de cada estudante, a reda-
          ção modelo Enem é, ainda hoje, um balizador da “composição textual escolar”. Os resultados
          obtidos motivam as análises das instituições educacionais, no que toca ao rendimento de es-
          crita do corpo discente, o que valida a confiabilidade no processo, não somente em função da
          concordância de matriz, mas, também, por reconhecerem o olhar de profissionais externos ao
          processo de ensino-aprendizagem.
          O acompanhamento do professor regente é fundamental, pois ao corpo docente cabe a opera-
          cionalização da avaliação diversificada, a fim de se obter, qualitativamente, as análises do que é
          processual. Todavia, por vezes, é necessário se utilizar de outros agentes para se alcançar dados
          com maior imparcialidade, sem influência das relações professor-aluno. Esse distanciamento
          do objeto de estudo é a construção de um espaço dado ao Núcleo de Correção de Redações como
          uma grande parceria geradora dessas evidências.
          Nesse sentido, diante desses indicadores, por considerar que o estudo do gênero é processual,
          ou melhor, resultado das conexões multimodais, do planejamento, do rascunho, da primeira
          versão e da(s) reescrita(s), compete ao NCR a correção da primeira versão do texto e, ao profes-
          sor regente, a avaliação das partes, sendo a reescrita o elemento central de acompanhamento e
          validação de todo o processo.






          12   Na ausência da Coordenação de Área, as Coordenações Pedagógicas articularão o diálogo entre os membros do NCR e os professores.



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