Page 38 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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• Matriz de Correção do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental;
• Matriz de Correção do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental;
• Matriz de Correção do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio;
• Matriz de Correção do Enem.
As quatro matrizes são constituídas por cinco competências, não necessariamente correspon-
dentes, mas oriundas de uma mesma natureza avaliativa, que vai progredindo conforme a eta-
pa de desenvolvimento do estudante. As matrizes de correção apresentam os critérios mínimos
de correção a serem aplicados para todos os gêneros e para todas as tipologias textuais, com
exceção da Matriz de Correção do Enem, que se refere ao texto dissertativo-argumentativo.
No que tange à produção textual, a definição dos critérios ou das competências visa atribuir
um olhar mais amplo para o texto, ultrapassando a perspectiva meramente gramatical ou orto-
gráfica. Desse modo, há outros aspectos que devem ser considerados na correção das redações
dos estudantes. A íntegra das matrizes encontra-se no Apêndice VIII. A seguir, apresentamos a
visão geral das competências trabalhadas.
Competências das Matrizes de Correção de Produção Textual do Marista Centro-Norte
Matriz 3º ao Matriz 6º ao 9º Matriz 9º ano à Matriz Enem
5º ano Anos Iniciais ano Anos Finais 3ª série Ensino Médio
Demonstrar domínio da modalidade
Estética textual Estética textual Norma-padrão
escrita formal da língua portuguesa
Compreender a proposta de redação
e aplicar conceitos das várias áreas
Convenções da de conhecimento para desenvolver
Convenções da escrita Gênero proposto
escrita o tema, dentro dos limites estrutu-
rais do texto dissertativo-argumen-
tativo em prosa
Selecionar, relacionar, organizar
e interpretar informações, fatos,
Gênero proposto Gênero proposto Coerência textual
opiniões e argumentos em defesa de
um ponto de vista
Demonstrar conhecimento
dos mecanismos linguísticos
Coerência textual Coerência textual Coesão
necessários para a construção da
argumentação
Elaborar proposta de intervenção
Coesão textual Coesão textual Conteúdo para o problema abordado, respei-
tando os direitos humanos
a. Estética textual: refere-se à apresentação visual do texto para o leitor, considerando
diversos aspectos, como: legibilidade da letra; espaçamento entre os parágrafos; limite
das margens e linhas; espaçamento entre palavras; presença de rasuras ou de outros
recursos gráficos indesejados; cor de caneta e higiene da folha. Boa parte desses elementos
decorre da pouca familiaridade do estudante com a escrita, principalmente nos Anos
Iniciais, como margem e paragrafação. À medida que os estudantes vão amadurecendo
e se habituando com o aspecto visual, esse critério deixa de ser uma demanda.
a
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