Page 38 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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•   Matriz de Correção do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental;
          •   Matriz de Correção do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental;
          •   Matriz de Correção do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio;
          •   Matriz de Correção do Enem.
          As quatro matrizes são constituídas por cinco competências, não necessariamente correspon-
          dentes, mas oriundas de uma mesma natureza avaliativa, que vai progredindo conforme a eta-
          pa de desenvolvimento do estudante. As matrizes de correção apresentam os critérios mínimos
          de correção a serem aplicados para todos os gêneros e para todas as tipologias textuais, com
          exceção da Matriz de Correção do Enem, que se refere ao texto dissertativo-argumentativo.
          No que tange à produção textual, a definição dos critérios ou das competências visa atribuir
          um olhar mais amplo para o texto, ultrapassando a perspectiva meramente gramatical ou orto-
          gráfica. Desse modo, há outros aspectos que devem ser considerados na correção das redações
          dos estudantes. A íntegra das matrizes encontra-se no Apêndice VIII. A seguir, apresentamos a
          visão geral das competências trabalhadas.
           Competências das Matrizes de Correção de Produção Textual do Marista Centro-Norte
           Matriz 3º ao   Matriz 6º ao 9º   Matriz 9º ano à   Matriz Enem
           5º ano Anos Iniciais  ano Anos Finais  3ª série Ensino Médio
                                                     Demonstrar domínio da modalidade
           Estética textual  Estética textual  Norma-padrão
                                                     escrita formal da língua portuguesa
                                                     Compreender a proposta de redação
                                                     e aplicar conceitos das várias áreas
                          Convenções da              de conhecimento para desenvolver
           Convenções da escrita      Gênero proposto
                          escrita                    o tema, dentro dos limites estrutu-
                                                     rais do texto dissertativo-argumen-
                                                     tativo em prosa
                                                     Selecionar, relacionar, organizar
                                                     e interpretar informações, fatos,
           Gênero proposto  Gênero proposto  Coerência textual
                                                     opiniões e argumentos em defesa de
                                                     um ponto de vista
                                                     Demonstrar conhecimento
                                                     dos mecanismos linguísticos
           Coerência textual  Coerência textual Coesão
                                                     necessários para a construção da
                                                     argumentação
                                                     Elaborar proposta de intervenção
           Coesão textual  Coesão textual  Conteúdo  para o problema abordado, respei-
                                                     tando os direitos humanos
           a.  Estética textual: refere-se à apresentação visual do texto para o leitor, considerando
              diversos aspectos, como: legibilidade da letra; espaçamento entre os parágrafos; limite
              das margens e linhas; espaçamento entre palavras; presença de rasuras ou de outros
              recursos gráficos indesejados; cor de caneta e higiene da folha. Boa parte desses elementos
              decorre da pouca familiaridade do estudante com a escrita, principalmente nos Anos
              Iniciais, como margem e paragrafação. À medida que os estudantes vão amadurecendo
              e se habituando com o aspecto visual, esse critério deixa de ser uma demanda.



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