Page 33 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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3.3. Correção, revisão e avaliação em Produção Textual
          Após a escrita dos estudantes, o processo dialógico de produção textual continua, por meio da
          interação com o interlocutor do texto, no caso, o professor. Essa fase de pós-textualização pode
          ser compreendida por três dimensões: correção, revisão e avaliação. Embora, muitas vezes,
          tomadas como sinônimas, vale a pena distingui-las, a fim de demarcar a função para o processo
          de ensino e aprendizagem.
          A correção é um procedimento que consiste em apontar falhas no texto e não implica, ne-
          cessariamente, uma valoração por nota ou conceito (avaliação). A chave para uma correção
          bem-sucedida está na clareza e hierarquização de critérios balizadores. Nesse caso, a correção
          implica um interlocutor externo, seja ele um professor, um corretor ou mesmo uma banca.
          A revisão, por sua vez, é um procedimento dialógico e propositivo que consiste numa leitura
          atenta, visando melhorias, reflexões e possibilidades para o texto. A revisão pode ser efetivada
          pelo próprio autor ou por outrem. Já a avaliação, em termos pedagógicos, é um procedimento
          que envolve uma valoração expressa por meio de conceito ou nota, a qual deve refletir o desem-
          penho do estudante ao fim do processo. Para os fins destas Diretrizes, a avaliação das produções
          dos estudantes é atribuição exclusiva do docente e deve ocorrer somente após a reescrita orien-
          tada pela correção e revisão. Para que os processos de correção e/ou revisão contribuam para a
          aprendizagem, é importante que os professores e corretores:
          a.  sejam também redatores, no sentido de que precisam ser pessoas que praticam a produção
             textual no dia a dia e que tenham o hábito de escrever textos para diversos fins. Desse modo,
             esses agentes assumirão uma postura empática perante as dificuldades e os processos sociais
             e cognitivos decorrentes do ato de escrever;
          b.  discutam as dificuldades e lacunas recorrentes com exercícios práticos. É imprescindível
             avaliar o desempenho individual e coletivo a cada produção, retomando conteúdos,
             regras e procedimentos que não tenham ficado claros antes de avançar. Não se pode igno-
             rar determinados padrões exibidos na escrita e continuar para outras aprendizagens. Fa-
             z-se necessária uma intervenção imediata, promovendo a reflexão e a análise linguística;
          c.  adotem prática de pós-textualização (correção, revisão ou avaliação) orientada pela noção
             de gêneros textuais. É imprescindível que a devolutiva e o diálogo estabelecidos com os
             estudantes, em relação às próprias produções, sejam balizados pelos gêneros, os quais são
             a materialização concreta da comunicação humana. Qualquer retorno que desconsidere o
             gênero, a função social e as características dele incidirá em uma prática descontextualiza-
             da e reducionista, o que terá como consequência a mera “higienização do texto”.
          Na dimensão da correção, Conceição (2004) define os tipos, de acordo com a postura do corretor.
          1.  Correção resolutiva: o professor ou corretor soluciona os erros pelo estudante, desconside-
             rando a sua opinião e a sua construção.
          2.  Correção indicativa: aponta o erro sem solucioná-lo. Contudo, o estudante não identifica,
             precisamente, a natureza e a origem do erro.
          3.  Correção classificatória: localiza e especifica o tipo de erro para o estudante, por meio de
             tabelas, legendas e matrizes de correção.
          4.  Correção textual-interativa:  inclui comentários, orientações, questionamentos e palavras
             de incentivo.




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