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Avaliação de Produção Textual
Exemplo no sistema 10-10-10
6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 1ª a 3ª série do Ensino Médio
Componente
Curricular Código Descrição Nota das Código Descrição Nota das
Lyceum Avaliação etapas letivas Lyceum Avaliação etapas letivas
*Avaliação Avaliação 4
Av1 8 Av1
diversificada somativa
Produção Av2 Avaliação 4
Textual Avaliação diversificada
Av2 2 Avaliação 2
somativa
Av3 interdisciplinar:
simulados
*No 9º ano, os simulados compõem a avaliação diversificada.
Fonte: Os autores (2024)
A avaliação diversificada, a partir do 3º ano do EFAI, é competência do professor regente, res-
peitando as 6 etapas para a construção do gênero de referência, suas conexões multimodais, e
a elaboração do portfólio como sistematização do processo. Para as unidades que dispõem de
corretores, as etapas que precedem a reescrita podem ser corrigidas pelo Núcleo, enquanto o
professor regente avalia a reescrita para o fechamento do ciclo.
Em todos os anos/série, é altamente recomendável que as versões de uma mesma produção
sejam pontuadas, o que valoriza uma concepção processual de produção textual, que contempla
todas as etapas, conforme ilustrado no quadro a seguir.
(PIANTINO et al, 2023)
a
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