Page 18 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 18
Os gêneros perpassam pela nossa comunicação desde situações triviais, como uma simples ida
ao mercado: fazemos listas de compras, lemos rótulos de produtos, placas de sinalização no
mercado, recebemos um cumpro fiscal. Também estão presentes em situações celebrativas ou
em eventos oficiais, tal qual a Certidão de Nascimento, que confere legitimidade a uma nova
vida, ou um diploma, que certifica a conclusão de um curso. Desde a comunicação mais infor-
mal até os ritos institucionalizados, os gêneros estão lá, marcando presença e estabilizando as
formas como interagimos linguisticamente.
Figura 5 – Relação entre eventos de letramento e gêneros textuais
O caráter relativamente estável dos gêneros textuais elucida a fluidez como vão se materiali-
zando e se transformando a cada texto sem perder a essência. De fato, o elemento determinante
para o gênero é a função social ou comunicativa, e não os aspectos formais que o constituem.
Embora os elementos formais sirvam como marcas comuns que permitem o reconhecimento
dos gêneros, como membros de uma família, tais marcas se atualizam no ato comunicativo. Um
convite de aniversário sempre o será, independentemente da ordem e do modo de apresen-
tação dos elementos (local, data, horário), do meio em que é divulgado (virtual ou impresso),
independentemente do tipo de linguagem empregada, pois a função social é mantida.
Podemos dizer, assim, que o uso dos gêneros para determinados fins comunicativos e sociais
os define, os quais são caracterizados por um conteúdo temático, um estilo e uma estrutura
composicional. Esses três aspectos, elencados por Bakhtin (1992), são maleáveis, aceitam certo
nível de variação, enquanto a função social permanece. Voltando ao gênero textual convite de
aniversário, o conteúdo temático vai se atualizando, de acordo com o contexto, a depender se se
trata de uma festa infantil ou adulta, dos anos 20 ou de 2020. Do mesmo modo, o estilo é geral-
a
18 Diretrizes para Producao Textual - 2 Edição