Page 14 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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na Geografia, as linhas do tempo na História, os ensaios na Filosofia, as fórmulas na Química, a
          fotografia na Arte. Considerar os gêneros típicos de cada área e explorar a produção deles pelo

          viés das suas características de conteúdo e apresentação são formas eficazes de trabalhar a

          consciência metatextual dos estudantes. Ainda que a atividade com mapas não seja declarada-
          mente de produção, pois o que está sendo alvo da aprendizagem nos mapas é a escala ou as no-
          ções de direção, o fato de reproduzir ou produzir um mapa implica a ativação de conhecimentos
          linguísticos inerentes à produção textual, como a projeção de um público-alvo, a identificação

          de uma função social, a organização das informações (nesse caso, podem estar textualmente
          nas legendas) e o uso de elementos não verbais, como cores e formas.
          Para além dos gêneros que circulam tipicamente nas áreas, há, também, nos gêneros escolares,
          ou seja, textos que circulam e existem na e para a escola, uma possibilidade concreta de desen-
          volvimento da competência escritora pelos diferentes componentes curriculares. Há gêneros
          do domínio discursivo da escola, com uma funcionalidade compartilhada, e que são solicitados

          com determinada recorrência aos estudantes, tais como resumo de texto didático-científico,
          resenha escolar, cartaz e dissertação. Esses gêneros assumem o papel de instrumento avaliati-
          vo, uma vez que servem como ferramenta de coleta de dados e aferição de informações (vide o
          quadro a seguir).
                  Figura 4 – Domínio discursivo e gêneros textuais (MARINS, 2022, p. 22)






















          São textos que cumprem a expectativa docente de sistematizar e organizar conteúdos expla-
          natórios, mas que nem sempre são avaliados de uma perspectiva linguística. Nesses casos, a
          correção compartilhada, em parceria com o(a) professor(a) de Língua Portuguesa/Produção
          Textual, trará muitos benefícios, uma vez que a produção receberá diferentes olhares, com um
          viés da perspectiva do rigor conceitual (conteúdo), sem perder a adequação ao gênero nem a
          desenvoltura escrita.




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