Page 17 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
P. 17
Nas Matrizes Maristas de Linguagens, o letramento faz-se presente nas competências gerais de
Língua Portuguesa, como podemos verificar:
(UMBRASIL, Competências Gerais de LP, p. 58).
Fica evidente, na documentação institucional, a necessidade de desenvolver a autonomia e
o hábito de ler e de produzir textos de uso social dessas práticas, como o que se observa no
fragmento “usar a língua portuguesa na elaboração de propostas de intervenção na realidade”,
ou seja, na promoção dos letramentos.
2.2. Gênero, tipo e suporte
Na esteira da BNCC e de outros documentos normativos que as antecederam, as Matrizes
Maristas reiteram a importância do trabalho com os gêneros textuais, um conceito fundante
para o ensino e aprendizagem de Produção Textual. De fato, não é possível promover os multi-
letramentos sem um trabalho pautado por gêneros. As noções de gênero, tipo e suporte estão
implicadas na própria definição de letramento, aqui retomada:
desenvolvimentos das habilidades que possibilitam ler e escrever de forma
adequada e eficiente, nas diversas situações pessoais, sociais e escolares em
que precisamos ou queremos ler ou escrever diferentes gêneros e tipos de
textos, em diferentes suportes, para diferentes objetivos, em interação com
diferentes interlocutores, para diferentes funções. (Glossário CEale/UFMG.
Disponível em: www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento.
Acesso em: 26 jan. 2023).
De acordo com Marcuschi (2008), “O texto pode ser tido como um tecido estruturado, uma
entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sócio-histórico. De certo
modo, pode-se afirmar que o texto é uma (re)construção de mundo e não uma simples refra-
ção ou reflexo”. Bakhtin (1992) define o gênero como “tipos relativamente estáveis de enun-
ciados”, elaborados pelas diferentes esferas de utilização da língua. Grosso modo, podemos
dizer que os gêneros são “famílias de textos” e os textos são a materialização dos gêneros.
Essas noções podem ser um tanto abstratas à primeira vista. Por isso, vamos compreender as
especificidades de cada uma.
Os gêneros textuais são formas verbais de ação social porque é impossível se comunicar
verbalmente sem um gênero. Ainda que não tenhamos consciência de uma teoria dos gêneros
textuais, a nossa comunicação é organizada e mediada por eles. Seja qual for a prática social ou
o evento de letramento, esses são acompanhados de um acervo de gêneros dos quais dispomos
para alcançar determinados objetivos.
Diretrizes para Producao Textual - 2 Edição 17
a