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Para isso, recomenda-se o emprego das matrizes de correção (descritas no Capítulo 3) e da
folha de redação presente no Caderno de Produção Textual. Desse modo, a percepção do estu-
dante de que está produzindo textos em outros componentes curriculares, e não só na aula de
Língua Portuguesa, é favorecida pela manutenção da metodologia de correção e pelo cumpri-
mento de critérios pré-estabelecidos que lhe são familiares. Não há a necessidade de todos os
critérios/competências serem avaliados concomitantemente nas atividades interdisciplinares
de Produção Textual. Podem ser selecionadas 2 ou 3 competências, para direcionar o olhar
docente, de forma a priorizar critérios relacionados à forma do gênero e/ou à escrita formal e
ao conteúdo desenvolvido, a exemplo do quadro a seguir. Vale ressaltar, ainda, que a matriz de
correção serve como balizador e o professor do componente curricular envolvido pode adaptar
a descrição dos níveis, de modo a personalizar as expectativas da competência para a turma e o
produto solicitado.
Exemplo de correção de produção textual interdisciplinar com História
Gênero Resumo
Tema 2ª Guerra Mundial
Competências avaliadas
Convenções da escrita Coerência
Gênero proposto
Norma-padrão Conteúdo
Professor de Língua Portuguesa
ou Professor de Língua
Professor de História (contanto que tenha Portuguesa Professor de História
trabalhado as características do gênero
previamente com a turma)
Por fim, a produção textual também pode ser explorada por meio das respostas discursivas,
tão presentes em questionários e avaliações somativas nos mais diversos componentes
curriculares. Aplicar critérios sistemáticos de produção textual e explicitar a natureza textual
dessas elaborações para os estudantes qualificará a entrega e contribuirá para a metacognição
do estudante. Sobre as respostas discursivas, o Capítulo 3 detalhará esse processo.
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