Page 15 - Diretrizes para Produção Textual - 2ª Edição
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Para isso, recomenda-se o emprego das matrizes de correção (descritas no Capítulo 3) e da
          folha de redação presente no Caderno de Produção Textual. Desse modo, a percepção do estu-
          dante de que está produzindo textos em outros componentes curriculares, e não só na aula de
          Língua Portuguesa, é favorecida pela manutenção da metodologia de correção e pelo cumpri-
          mento de critérios pré-estabelecidos que lhe são familiares. Não há a necessidade de todos os
          critérios/competências serem avaliados concomitantemente nas atividades interdisciplinares
          de Produção Textual. Podem ser selecionadas 2 ou 3 competências, para direcionar o olhar
          docente, de forma a priorizar critérios relacionados à forma do gênero e/ou à escrita formal e
          ao conteúdo desenvolvido, a exemplo do quadro a seguir. Vale ressaltar, ainda, que a matriz de
          correção serve como balizador e o professor do componente curricular envolvido pode adaptar
          a descrição dos níveis, de modo a personalizar as expectativas da competência para a turma e o
          produto solicitado.
                Exemplo de correção de produção textual interdisciplinar com História

                         Gênero                       Resumo
                          Tema                     2ª Guerra Mundial
                                    Competências avaliadas
                                           Convenções da escrita  Coerência
                      Gênero proposto
                                             Norma-padrão     Conteúdo
                  Professor de Língua Portuguesa
                          ou                Professor de Língua
               Professor de História (contanto que tenha   Portuguesa  Professor de História
               trabalhado as características do gênero
                   previamente com a turma)
          Por fim, a produção textual também pode ser explorada por meio das respostas discursivas,
          tão presentes em questionários e avaliações somativas nos mais diversos componentes
          curriculares. Aplicar critérios sistemáticos de produção textual e explicitar a natureza textual
          dessas elaborações para os estudantes qualificará a entrega e contribuirá para a metacognição
          do estudante. Sobre as respostas discursivas, o Capítulo 3 detalhará esse processo.






















                                           Diretrizes para Producao Textual - 2   Edição  15
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