Page 12 - Guia do laboratório de matemática
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Competências Tecnológica
                    •   Identificar e utilizar diferentes formas e instrumentos apropriados para
                      efetuar medidas ou cálculos.
                    •   Perceber o papel desempenhado pelo conhecimento matemático no desen-
                      volvimento da tecnologia e a complexa relação entre Matemática e tecnologia
                      ao longo da História.
                    •   Acompanhar, criticamente, o desenvolvimento tecnológico contemporâneo,
                      tomando contato com os avanços das novas tecnologias para se posicionar
                      frente às questões de nossa atualidade. - Utilizar o conhecimento matemático
                      como apoio para compreender e julgar as aplicações tecnológicas dos dife-
                      rentes campos científicos.
                    1.4 A ambientação do estudante no laboratório


















                    É importante que os estudantes se habituem ao ambiente laboratorial para
                    compreender a sua importância como ferramenta de ensino e de aprendizagem,
                    onde os recursos didáticos concretos ou virtuais são utilizados na introdução
                    e desenvolvimento de habilidades e conceitos próprios da área de Matemática.
                    Nessa perspectiva, a Matemática na Educação Básica passa a promover novos
                    significados ou a possibilidade de negociação desses, assim ressignificando
                    conhecimentos anteriormente adquiridos.
                    Ao professor mediador cabe a criação de um canal de interlocução, abertura e
                    segurança, que torne o ensino desse componente curricular, considerado “difícil”
                    pelos seus estudantes, prazeroso e aplicável em todas as suas dimensões. Por isso,
                    há a necessidade de se tratar o ensino da Matemática de forma contextualizada,
                    por meio de experimentos, objetivando a aprendizagem de novos conhecimentos
                    e estimulando o amor pela prática da investigação matemática.







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