Page 16 - Guia do laboratório de matemática
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Materiais Didáticos (MD)
                    São aqueles que se apresentam como ferramenta útil à mediação do processo de
                    ensino-aprendizagem, tais como: pincel, lousa, computador, calculadora, jogos,
                    transferidor, cartolina, lousa eletrônica, músicas, entre outros.













                                   Fonte: Aplicativo Canva (www.canva.com)
                    Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM)
                    São aqueles materiais que permitem que o estudante realize construções diversas,
                    incluindo jogos e equipamentos para observação de deformações geométricas.
                    Esses materiais auxiliam a percepção dos conceitos, elementos e propriedades
                    matemáticas, colaborando com o desenvolvimento do raciocínio matemático,
                    como : tangram, blocos lógicos, palitos, tampinhas, sólidos geométricos.









                          Disponível em: https://bitlybr.com/WO2sPhUI. Acesso em: 20 mai. de 2021.
                    2.1.2 Metodologias Ativas e o Laboratório de Matemática
                    Entende-se Metodologias Ativas como uma nova maneira de se olhar o processo
                    de ensino-aprendizagem, considerando o protagonismo estudantil. Essas meto-
                    dologias podem proporcionar aos estudantes meios para que consigam realizar
                    elaborações com uma ótica diferente da tradicional.
                    Dentre as diversas metodologias ativas, podemos elencar a sala de aula invertida,
                    a qual coloca o estudante como responsável principal no percurso que o levará
                    ao conhecimento. Na modalidade do ensino híbrido, que intenciona equilibrar
                    o ensino a distância e o ensino presencial, podemos citar com exemplo a rotação
                    por estações, que cria em diferentes ambientes de aprendizagem, presencial ou
                    on-line, o que chamamos de circuito, possibilitando aos estudantes terem uma
                    experiência de diferentes abordagens relativas a um conteúdo.



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