Page 17 - Guia do laboratório de matemática
P. 17

3.  FERRAMENTAS AUXILIARES

               PARA A APRENDIZAGEM
               MATEMÁTICA NO

               LABORATÓRIO – ENSINO
               FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS



          Compreendemos que nenhuma inovação tecnológica substitui o trabalho docente
          a partir de mediação e centralização do processo de ensino e aprendizagem nas
          investigações matemáticas. Estratégias como o cálculo mental, as contas com
          algoritmos, a criação de gráficos e de figuras geométricas com lápis, borracha,
          papel, régua, esquadro e compasso, bem como as contextualizações interdisci-
          plinares, seguem sendo essenciais para o desenvolvimento do raciocínio mate-
          mático no segmento do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A realidade de
          nossos estudantes, “nativos digitais”, e as demandas de aprendizagem contem-
          porâneas e interdisciplinares nos remete à necessidade de uso de novas tecno-
          logias. Alia-se a isso o trabalho com o ensino híbrido, que exige um olhar sobre
          as metodologias ativas, sobretudo o uso dessas ferramentas e traduz-se em um
          novo espaçotempo de aprendizagem que permite a concatenação das aprendiza-
          gens basilares em Matemática. Apresentamos a seguir possíveis caminhos que
          auxiliarão nesse processo em alinhamento ao planejamento docente, de forma a
          promover a aprendizagem de forma lúdica dos conteúdos matemáticos diversos.

          3.1 Ferramentas tecnológicas para os Anos Iniciais
          Ao considerarmos as constantes transformações no mundo da educação,
          sobretudo no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, entende-se que grande parte
          delas é, sim, devido ao uso das tecnologias, o que tem afetado diretamente o
          planejamento de nossas aulas e maneiras de ensinar e de produzir informações.
          No entanto, mesmo reconhecendo a importância desse recurso em sala de aula,
          ressaltamos a compreensão de que o professor, para fazer uso da tecnologia de
          forma assertiva, deve se precaver em utilizar os conhecimentos, especialmente
          o conceitual, no que se refere à matemática. Isso significa que, sem o intencional
          objetivo de que o estudante compreenda os conceitos matemáticos inseridos em
          seu planejamento, todo recurso tecnológico utilizado pode perder seu significado.
          Esperamos que as sugestões de ferramentas para o ensino sejam utilizadas
          de modo intencional e objetivo, e que, após o seu uso, os educadores possam
          perceber o quanto essas ferramentas podem ser úteis ao processo de ensino-
          aprendizagem de nossos estudantes.




           16  Guia do Laboratório de Matemática
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22