Page 14 - Guia do laboratório de matemática
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2.  O LABORATÓRIO DE

                         MATEMÁTICA E SUAS

                         POTENCIALIDADES

                         DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS



                    O Laboratório de Matemática deve integrar a teoria e a prática. Para Aguiar
                    (1999), o laboratório surge como complementação conceitual e para dar mais
                    sentido à teoria. Desse modo, é usado para encurtar a distância entre teoria e
                    prática em Matemática. A ideia é potencializar as ações didático-pedagógicas
                    de modo a promover a compreensão de conceitos matemáticos de maneira
                    ampla e prática, o que nos encaminhará para o alcance dos resultados almejados
                    para essa área de conhecimento. O Laboratório de Matemática, nessa perspec-
                    tiva, irá auxiliar na aprendizagem e ampliar a capacidade de compreender e
                    resolver situações-problema, considerando diferentes cenários de aprendizagem
                    Matemática.

                    2.1 Possibilidades para o ensino híbrido nas aulas de Matemática
                    Considerando as práticas matemáticas num contexto híbrido, o professor atuará
                    como mediador de possibilidades pedagógicas. Para tanto, sugere-se organizar
                    a turma em grupos ou estações de trabalho e apresentar a sequência da aula ou o
                    planejamento da aula. É imprescindível que os estudantes sejam estimulados a
                    exercitar diferentes habilidades matemáticas relacionadas ao conteúdo ou tema
                    focal ou ao conjunto de conceitos apresentados em sala.
                    Enquanto uma parte da turma realiza uma atividade manual, pode-se operar
                    com outro grupo a partir do uso de tecnologia e, após esse período, esse
                    movimento se inverte, de modo que todos possam ter a possibilidade de
                    trabalhar a teoria aplicada à prática. Sob esse olhar, a estratégia pedagógica
                    apresentada permite que os estudantes aprendam via interações presenciais
                    (aprendizagem entre pares e com o docente em sala) combinadas com
                    instruções remotas (aprendizagem on-line).

                    No campo educacional, as tecnologias digitais vêm ganhando um grande
                    espaço em sala de aula, como afirmam os trabalhos de Kenski, (2008), Porto,
                    Chagas (2017). Desse modo, o uso do laboratório de Matemática deverá ser uma
                    ponte entre o conhecimento abstrato da matemática e sua aplicação com o uso de
                    recursos como simuladores, materiais concretos e as mais diversas ferramentas




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