Page 9 - Guia do laboratório de matemática
P. 9

As atividades realizadas no laboratório não devem se distanciar do fato de que a
          Matemática é uma ciência hipotético-dedutiva e que as suas demonstrações se
          alicerçam em um sistema de axiomas, muitas vezes utilizadas como princípios na
          construção de uma teoria ou como base para uma argumentação ou um postulado.
          Axioma é uma sentença não provada ou demostrada e, por isso, se torna óbvia ou
          um consenso inicial para a aceitação de uma determinada teoria.

          Para nos situarmos em relação à nossa proposta, consideramos importante
          relembrar as competências para cada um dos segmentos conforme os documentos
          norteadores: Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista – Área de
          Matemática e suas Tecnologias, que apresentam:





















           Quadro de competências - Matrizes Curriculares da Educação Básica do Brasil Marista (2019).

          1.2 Competências desenvolvidas no Laboratório de Matemática no
          Ensino Fundamental
          Para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais são apresentadas as
          seguintes competências:

          Competências Acadêmicas
          •   Dispor de conhecimentos matemáticos como meios para compreender e
             transformar o mundo, mobilizando esses conhecimentos.
          •   Observar sistematicamente aspectos quantitativos e qualitativos da reali-
             dade, estabelecendo inter-relações entre eles, por meio do uso do conheci-
             mento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico,
             combinatório, probabilístico) na produção de argumentos consistentes.




           8   Guia do Laboratório de Matemática
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14