Page 7 - Guia do laboratório de matemática
P. 7
Neste sentido, ampliamos a discussão sobre aos saberes essenciais que per-
meiam a atuação dos estudantes em caráter social, ambiental e científico e,
principalmente, que promovam a construção de valores que enfatizem a neces-
sidade da vivência prática do conhecimento construído. Esse olhar evidencia que
o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento
está cada vez mais direcionado ao Letramento Matemático e traz à tona o en-
caminhamento de processos ligados a aplicações práticas de conceitos mate-
máticos. Essa constatação orientou a (re)elaboração desse Guia do laboratório
de Matemática, oportunizando subsídios ao planejamento docente, na forma
presencial e/ou híbrida. Ressalta-se aqui, ainda, a importância da dimensão
socioemocional dos estudantes com foco no desenvolvimento de habilidades
que visam contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano.
O material está dividido em seções que abarcam o Ensino Fundamental - Anos
Iniciais e Anos Finais - e o Ensino Médio. Estas Diretrizes contemplam sugestões
de aplicativos, links, roteiros, e gravações de aulas, que promovem o despertar
investigativo,enriquecendo o planejamento para o ensino da Matemática
trabalhada em nossas unidades, e ainda, incentiva o uso da tecnologia na relação
ensino-aprendizagem da área, apresentando conceitos de forma lúdica e prática.
Este documento tem como objetivo geral:
Os objetivos desse guia são:
6 Guia do Laboratório de Matemática