Page 7 - Guia do laboratório de matemática
P. 7

Neste sentido, ampliamos a discussão sobre aos saberes essenciais que per-

          meiam a atuação dos estudantes em caráter social, ambiental e científico e,
          principalmente, que promovam a construção de valores que enfatizem a neces-
          sidade da vivência prática do conhecimento construído. Esse olhar evidencia que
          o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento
          está cada vez mais direcionado ao Letramento Matemático e traz à tona o en-
          caminhamento de processos ligados a aplicações práticas de conceitos mate-
          máticos. Essa constatação orientou a (re)elaboração desse Guia do laboratório
          de Matemática, oportunizando subsídios ao planejamento docente, na forma
          presencial e/ou híbrida. Ressalta-se aqui, ainda, a importância da dimensão
          socioemocional dos estudantes com foco no desenvolvimento de habilidades
          que visam contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano.
          O material está dividido em seções que abarcam o Ensino Fundamental - Anos
          Iniciais e Anos Finais - e o Ensino Médio. Estas Diretrizes contemplam sugestões
          de aplicativos, links, roteiros, e gravações de aulas, que promovem o despertar
          investigativo,enriquecendo o planejamento para o ensino da Matemática
          trabalhada em nossas unidades, e ainda, incentiva o uso da tecnologia na relação
          ensino-aprendizagem da área, apresentando conceitos de forma lúdica e prática.
          Este documento tem como objetivo geral:




          Os objetivos desse guia são:






























           6   Guia do Laboratório de Matemática
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12