Page 11 - Guia do laboratório de matemática
P. 11

1.3 Competências desenvolvidas no Laboratório de Matemática no
          Ensino Médio
          Para o Ensino Médio, são apresentadas as seguintes competências:
          Competências Acadêmicas
          Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e repre-
          sentações matemáticas.
          •   Analisar e interpretar variados tipos de textos, noticiários e artigos relativos
             à ciência em diferentes meios de comunicação e com informações apresenta-
             das em linguagem matemática.
          •   Elaborar comunicações orais ou escritas para discutir, sintetizar e sistema-
             tizar formas de pensar, fazendo uso, sempre que necessário, da linguagem
             matemática.
          •   Identificar dados relevantes em uma determinada situação-problema,
             buscando possíveis estratégias de resolução, reconhecendo a sua natureza
             e situando o objeto de estudo dentro dos diferentes campos da Matemática.
          •   Construir uma visão sistematizada das diferentes linguagens e campos de
             estudo da Matemática, estabelecendo conexões entre seus temas e conteúdo,
             fazendo uso do conhecimento de forma integrada e articulada.
          •   Compreender a Matemática como ciência que investiga relações, formas e
             eventos e desenvolve maneiras próprias de descrever e interpretar o mundo.
          •   Reconhecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento,
             percebendo sua presença nos mais variados campos de estudo e da vida
             humana.
          Competências Ético-estéticas
          •   Compreender a Matemática como parte integrante da cultura contemporânea.
          •   Compreender as formas pelas quais a Matemática influencia nossa interpre-
             tação do mundo atual, condicionando formas de pensar e interagir.
          •   Compreender a responsabilidade social associada à aquisição e uso do
             conhecimento matemático, sentindo-se mobilizado para a realização de
             diferentes ações.
          Competências Políticas
          •   Compreender e emitir juízos próprios sobre informações relativas à matemática
             e tecnologia, de forma analítica e crítica, posicionando- -se com argumentação
             clara e consistente sempre que necessário.
          •   Conhecer recursos, instrumentos e procedimentos econômicos e sociais para
             posicionar-se, argumentar e julgar sobre questões de interesse da comunidade.
          •   Promover situações que contribuam para a melhoria da vida da sociedade,
             por meio do uso de ferramentas matemáticas que auxiliem no desenvolvi-
             mento de uma proposta de solução de problema em seu entorno real.



           10  Guia do Laboratório de Matemática
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16