Page 6 - Guia do laboratório de matemática
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1. APRESENTAÇÃO
O Marista Centro-Norte orgulhosamente apresenta o Guia do Laboratório de
Matemática, um documento complementar que pretende contribuir para o
aprimoramento das ações pedagógicas em consonância com os documentos
balizadores de nossas práticas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as
Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista, incluindo um olhar
para o ensino híbrido e as metodologias ativas viáveis para a prática do ensino
remoto de acordo com o nosso Projeto Inédito Viável, lançado em 2020.
O Laboratório de Matemática, por definição, é visto como um espaço de cons-
trução do conhecimento, tanto individual como coletivo. Nesse ambiente, os
recursos didáticos e pedagógicos, em alinhamento com as propostas educacio-
nais, por meio dos quais os estudantes e professores podem expandir a criati-
vidade e dinamizar os trabalhos, enriquecendo as atividades de ensino-apren-
dizagem, o que torna esse processo eficaz, lúdico e prazeroso. Mais do que obter
um bom desempenho em exercícios pré-definidos ou contemplar a memorização
de fórmulas, o Laboratório de Matemática permite a promoção do desenvolvi-
mento de uma compreensão aprofundada dos conceitos matemáticos, a partir
da aplicação prática dos saberes. Dessa forma, oportuniza-se a construção do
chamado “pensamento matemático avançado” de nossos estudantes.
Todo professor anseia que seus estudantes compreendam as nuances do seu
componente curricular de maneira significativa, contribuindo assim para o
desenvolvimento holístico e integral do sujeito da aprendizagem. O fracasso
escolar deve estar associado à aprendizagem e deixar de ser pensado como
o fracasso do educando, pois esse olhar pode criar “entraves” ao processo de
aprendizagem. Ainda, segundo Maldaner (2000), o fracasso escolar deixa
claro que a metodologia baseada na memorização de regras e definições,
empregadas na maioria das vezes em nossas salas de aula, não suscita o interesse
e nem a aprendizagem dos diversos conteúdos. Para que isso não ocorra, é pre-
ciso uma metodologia significativa, que traga respostas aos estudantes como
sujeitos críticos.
Durante a realização das atividades do laboratório, seja de forma presencial ou
híbrida, consideramos tão importantes os conceitos matemáticos quanto os
princípios que definem nossa identidade institucional, que é balizada nos qua-
tro componentes essenciais do Carisma Marista: o jeito de ser e uma pedagogia
própria; a espiritualidade; a missão e os modos de viver como Maristas de Cham-
pagnat. A identidade Marista deve então nos orientar em relação aos processos
educacionais, ampliando a capacidade de percebermos o outro, por meio de
valores como: compreensão, compaixão, paciência, polidez, solicitude, caráter e
alegria. Essas características estão de acordo com o XXI Capítulo Geral que,
em seu apelo, aperfeiçoa a inspiração e a criatividade para sermos construtores
de pontes, prontos para o conhecimento de mundo e para sermos agentes de
mudança, mensageiros da paz.
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