Page 6 - Guia do laboratório de matemática
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1.  APRESENTAÇÃO



                    O Marista Centro-Norte orgulhosamente apresenta o Guia do Laboratório de
                    Matemática, um  documento complementar que pretende contribuir para o
                    aprimoramento das ações pedagógicas em consonância com os documentos
                    balizadores de nossas práticas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as
                    Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista, incluindo um olhar
                    para o ensino híbrido e as metodologias ativas viáveis para a prática do ensino
                    remoto de acordo com o nosso Projeto Inédito Viável, lançado em 2020.
                    O Laboratório de Matemática, por definição, é visto como um espaço de cons-
                    trução do conhecimento, tanto individual como coletivo. Nesse ambiente, os
                    recursos didáticos e pedagógicos, em alinhamento com as propostas educacio-
                    nais, por meio dos quais os estudantes e professores podem expandir a criati-
                    vidade e dinamizar os trabalhos, enriquecendo as atividades de ensino-apren-
                    dizagem, o que torna esse processo eficaz, lúdico e prazeroso. Mais do que obter
                    um bom desempenho em exercícios pré-definidos ou contemplar a memorização
                    de fórmulas, o Laboratório de Matemática permite a promoção do desenvolvi-
                    mento de uma compreensão aprofundada dos conceitos matemáticos, a partir
                    da aplicação prática dos saberes. Dessa forma, oportuniza-se a construção do
                    chamado “pensamento matemático avançado” de nossos estudantes.
                    Todo professor anseia que seus estudantes compreendam as nuances do seu
                    componente curricular de maneira significativa, contribuindo assim para o
                    desenvolvimento holístico e integral do sujeito da aprendizagem. O fracasso
                    escolar deve estar associado à aprendizagem e deixar de ser pensado como
                    o fracasso do educando, pois esse olhar pode criar “entraves” ao processo de
                    aprendizagem. Ainda, segundo Maldaner (2000), o fracasso escolar deixa
                    claro que a metodologia baseada na memorização de regras e definições,
                    empregadas na maioria das vezes em nossas salas de aula, não suscita o interesse
                    e nem a aprendizagem dos diversos conteúdos. Para que isso não ocorra, é pre-
                    ciso uma metodologia significativa, que traga respostas aos estudantes como
                    sujeitos críticos.
                    Durante a realização das atividades do laboratório, seja de forma presencial ou
                    híbrida, consideramos tão importantes os conceitos matemáticos quanto os
                    princípios que definem nossa identidade institucional, que é balizada nos qua-
                    tro componentes essenciais do Carisma Marista: o jeito de ser e uma pedagogia
                    própria; a espiritualidade; a missão e os modos de viver como Maristas de Cham-
                    pagnat. A identidade Marista deve então nos orientar em relação aos processos
                    educacionais, ampliando a capacidade de percebermos o outro, por meio de
                    valores como: compreensão, compaixão, paciência, polidez, solicitude, caráter e
                    alegria. Essas características estão de acordo com o XXI Capítulo Geral que,
                    em seu apelo, aperfeiçoa a inspiração e a criatividade para sermos construtores
                    de pontes, prontos para o conhecimento de mundo e para sermos agentes de
                    mudança, mensageiros da paz.



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