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1.1 As aulas no laboratório de matemática


                                        O conhecimento científico nos proporciona a
                                        capacidade de ampliar a compreensão e atuação no
                                        mundo em que vivemos. Sob este aspecto, a Mate-
                                        mática deve oferecer ao educando a oportunidade
                                        de reflexão e ação, dando a ele embasamento para
                                        reivindicá-la com o seu próprio amadurecimento
                                        (OLIVEIRA GORENWALD et.al., 2005).
                                        Esse  conhecimento  científico pode ser chamado
                                        também de saber científico e é um dos alicerces mais
                                        importantes na chamada sociedade da informação.
                    Segundo a Organização das Nações Unidas - UNESCO (2003), saber sobre ciência
                    é uma exigência para a formação de um cidadão consciente e crítico sobre
                    os acontecimentos do mundo, sendo a base para iniciarmos um crescimento
                    sustentável a partir da aplicação de novas tecnologias. O desenvolvimento dessa
                    competência encaminhará para o objetivo maior da educação: reduzir as desi-
                    gualdades, possibilitando a problematização do conhecimento e o estímulo que os
                    estudantes necessitam para absorver o que lhes foi ensinado teoricamente.
                    As atividades teóricas nas unidades socioeducacionais do Marista Centro-Norte
                    devem ser sempre orientadas pelas Matrizes Curriculares da Educação Básica do
                    Brasil Marista, e as aulas práticas no Laboratório, seja em modelo presencial ou
                    híbrido, não poderiam ser diferentes. Faz-se fundamental para o processo de
                    ensino e aprendizagem, que os estudantes percebam o componente curricular de
                    Matemática como campo de estudo inter-relacionado a outras áreas de conheci-
                    mento, quais sejam: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas
                    e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
                    Os temas abordados em Matemática apresentam similaridades ao longo da
                    construção cognitiva dos estudantes nos segmentos da Educação Básica, que
                    são claramente tratadas em níveis de profundidade diferentes. Na proposta
                    de avaliação da Matriz Curricular Marista para a Área de Matemática (2019), são
                    ressaltados o planejamento e o desenvolvimento de diferentes perspectivas, a
                    quais favorecem a construção da capacidade metacognitiva. Essas perspectivas
                    precisam ser entendidas de forma complementar e inter-relacionar os diferentes
                    aspectos da aprendizagem: consciente, cooperativa, continuada, interdisciplinar,
                    contextualizada e significativa.
                    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma a perspectiva de que o conhe-
                    cimento matemático é uma necessidade para os estudantes e que não pode ser
                    restrito à quantificação de fenômenos determinísticos como a medição de
                    objetos, grandezas e técnicas de cálculos, pois estuda também as incertezas
                    de fenômenos aleatórios. Nesse processo, o trabalho com o laboratório de Matemáti-
                    ca trará continuidade à aprendizagem iniciada em sala da aula (presencial e/ou
                    híbrida), motivada pelos professores do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.



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