Page 4 - Guia do laboratório de matemática
P. 4

Sumário



                    APRESENTAÇÃO .....................................................................................5
                     1.1 As aulas no laboratório de matemática  .............................................................................. 7
                     1.2 Competências desenvolvidas no Laboratório de Matemática no Ensino Fundamental ..... 8
                     1.3 Competências desenvolvidas no Laboratório de Matemática no Ensino Médio .........10
                     1.4 A ambientação do estudante no laboratório .............................................................12
                    2. O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-
                     PEDAGÓGICAS .................................................................................. 13
                     2.1 Possibilidades para o ensino híbrido nas aulas de Matemática ..................................13
                      2.1.1 Material Didático (MD) e Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM) ....................14
                     2.1.2 Metodologias Ativas e o Laboratório de Matemática ..............................................15
                    3. FERRAMENTAS AUXILIARES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO
                     LABORATÓRIO – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS .................... 16
                     3.1 Ferramentas tecnológicas para os Anos Iniciais  .......................................................16
                     3.2 Atividades Práticas - Anos Iniciais ............................................................................21
                      3.2.1 Jogo Esconde Formas  .........................................................................................21
                      3.2.2 Desafio das Frações  ............................................................................................24
                      3.2.3 Franáticos  ..........................................................................................................25
                    4. FERRAMENTAS AUXILIARES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO
                     LABORATÓRIO – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS ....................... 27
                     4.1 Possibilidades tecnológicas - Ensino Fundamental Anos Finais  ...............................27
                     4.2 Práticas possíveis para o Ensino Fundamental Anos Finais .......................................32
                     4.3 Uno das potências e das raízes  ..................................................................................32
                     4.4 Domináticos .............................................................................................................34
                    5. FERRAMENTAS AUXILIARES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO
                     ENSINO MÉDIO ................................................................................. 36
                     5.1 Possibilidades tecnológicas – Ensino Médio .............................................................36
                     5.2 Práticas – Ensino Médio  ...........................................................................................41
                      5.2.1 Os coeficientes da Função Afim ..........................................................................41
                      5.2.2 Criação de histogramas ......................................................................................43

                    6. AVALIAÇÃO  ...................................................................................... 46
                    7. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................... 47
                    8. REFERÊNCIAS  .................................................................................. 48
   1   2   3   4   5   6   7   8   9