Page 4 - Guia do laboratório de matemática
P. 4
Sumário
APRESENTAÇÃO .....................................................................................5
1.1 As aulas no laboratório de matemática .............................................................................. 7
1.2 Competências desenvolvidas no Laboratório de Matemática no Ensino Fundamental ..... 8
1.3 Competências desenvolvidas no Laboratório de Matemática no Ensino Médio .........10
1.4 A ambientação do estudante no laboratório .............................................................12
2. O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E SUAS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-
PEDAGÓGICAS .................................................................................. 13
2.1 Possibilidades para o ensino híbrido nas aulas de Matemática ..................................13
2.1.1 Material Didático (MD) e Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM) ....................14
2.1.2 Metodologias Ativas e o Laboratório de Matemática ..............................................15
3. FERRAMENTAS AUXILIARES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO
LABORATÓRIO – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS .................... 16
3.1 Ferramentas tecnológicas para os Anos Iniciais .......................................................16
3.2 Atividades Práticas - Anos Iniciais ............................................................................21
3.2.1 Jogo Esconde Formas .........................................................................................21
3.2.2 Desafio das Frações ............................................................................................24
3.2.3 Franáticos ..........................................................................................................25
4. FERRAMENTAS AUXILIARES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO
LABORATÓRIO – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS ....................... 27
4.1 Possibilidades tecnológicas - Ensino Fundamental Anos Finais ...............................27
4.2 Práticas possíveis para o Ensino Fundamental Anos Finais .......................................32
4.3 Uno das potências e das raízes ..................................................................................32
4.4 Domináticos .............................................................................................................34
5. FERRAMENTAS AUXILIARES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO
ENSINO MÉDIO ................................................................................. 36
5.1 Possibilidades tecnológicas – Ensino Médio .............................................................36
5.2 Práticas – Ensino Médio ...........................................................................................41
5.2.1 Os coeficientes da Função Afim ..........................................................................41
5.2.2 Criação de histogramas ......................................................................................43
6. AVALIAÇÃO ...................................................................................... 46
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................... 47
8. REFERÊNCIAS .................................................................................. 48