Page 10 - Guia do laboratório de matemática
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• Resolver situações-problema contextualizadas, descrever e validar estratégias
de solução alicerçadas em formas de raciocínio, conceitos e procedimentos
matemáticos, apresentando resultados de forma precisa e argumentativa.
• Estabelecer conexões entre conhecimentos de diferentes campos da Mate-
mática com os de outras áreas do conhecimento.
• Entender que a Matemática constitui um patrimônio cultural da humanidade,
que é fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas em dife-
rentes momentos históricos, reconhecendo sua presença em situações do
dia a dia, bem como sua contribuição para solucionar problemas científicos e
tecnológicos e alicerçar descobertas e construções.
Competências Ético-estéticas
• Demonstrar segurança para construir conhecimentos matemáticos, eviden-
ciando autoestima e perseverança na busca de soluções, respeitando e apren-
dendo com pensamentos divergentes.
• Compreender a Matemática como parte integrante da cultura contemporânea,
identificando sua presença nas manifestações artísticas ou literárias, teatrais
ou musicais, nas construções arquitetônicas ou na publicidade.
• Desenvolver o espírito investigativo e a disponibilidade para planejar,
discutir, desenvolver e comunicar projetos de relevância social com base em
princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, mobilizando signi-
ficados, modos de pensar e
• ferramentas matemáticas para compreender e atuar no mundo.
Competências Políticas
• Apropriar-se de ferramentas matemáticas que contribuam para a melhoria
de condições de vida individual e coletiva.
• Posicionar-se de forma crítica e argumentativa sobre informações relativas à
Matemática e à Tecnologia.
• Valorizar a construção coletiva de saberes, compreendendo que a busca de
solução de problemas de qualquer natureza e abrangência, está na troca de
experiências e conhecimentos e no diálogo que pressupõe argumentação
fundamentada, humildade e respeito.
Competências Tecnológicas
• Reconhecer as tecnologias digitais como dispositivos para compreender e
verificar conceitos matemáticos nas práticas sócio científicas.
• Compreender, utilizar e criar tecnologias para resolver problemas, exercendo
uma ação protagonista no âmbito local, regional e global.
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