Page 10 - Guia do laboratório de matemática
P. 10

•   Resolver situações-problema contextualizadas, descrever e validar estratégias
                      de solução alicerçadas em formas de raciocínio, conceitos e procedimentos
                      matemáticos, apresentando resultados de forma precisa e argumentativa.
                    •   Estabelecer conexões entre conhecimentos de diferentes campos da Mate-
                      mática com os de outras áreas do conhecimento.
                    •   Entender que a Matemática constitui um patrimônio cultural da humanidade,
                      que é fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas em dife-
                      rentes momentos históricos, reconhecendo sua presença em situações do
                      dia a dia, bem como sua contribuição para solucionar problemas científicos e
                      tecnológicos e alicerçar descobertas e construções.

                    Competências Ético-estéticas
                    •   Demonstrar segurança para construir conhecimentos matemáticos, eviden-
                      ciando autoestima e perseverança na busca de soluções, respeitando e apren-
                      dendo com pensamentos divergentes.
                    •   Compreender a Matemática como parte integrante da cultura contemporânea,
                      identificando sua presença nas manifestações artísticas ou literárias, teatrais
                      ou musicais, nas construções arquitetônicas ou na publicidade.
                    •   Desenvolver o espírito investigativo e a disponibilidade para planejar,
                      discutir, desenvolver e comunicar projetos de relevância social com base em
                      princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, mobilizando signi-
                      ficados, modos de pensar e
                    •   ferramentas matemáticas para compreender e atuar no mundo.

                    Competências Políticas
                    •   Apropriar-se de ferramentas matemáticas que contribuam para a melhoria
                      de condições de vida individual e coletiva.
                    •   Posicionar-se de forma crítica e argumentativa sobre informações relativas à
                      Matemática e à Tecnologia.
                    •   Valorizar a construção coletiva de saberes, compreendendo que a busca de
                      solução de problemas de qualquer natureza e abrangência, está na troca de
                      experiências e conhecimentos e no diálogo que pressupõe argumentação
                      fundamentada, humildade e respeito.

                    Competências Tecnológicas
                    •   Reconhecer as tecnologias digitais como dispositivos para compreender e
                      verificar conceitos matemáticos nas práticas sócio científicas.
                    •   Compreender, utilizar e criar tecnologias para resolver problemas, exercendo
                      uma ação protagonista no âmbito local, regional e global.




                                                Guia do Laboratório de Matemática  9
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15