Page 15 - Guia do laboratório de matemática
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tecnológicas. Dessa forma, promove-se a autonomia na construção do conheci-
          mento, em que a inovação permeia a aprendizagem como mais uma possibilida-
          de de aplicação e uso do laboratório, tornando-o uma ferramenta mediadora do
          aprendizado.
                      Torna-se cada vez mais necessário um fazer educativo que ofereça
                      múltiplos caminhos e alternativas, distanciando-se do discurso
                      monológico da resposta certa, da sequência linear de conteúdo,
                      de estruturas rígidas dos saberes prontos, com compromissos
                      renovados em relação a flexibilidade, a interconectividade, a
                      diversidade e à variedade, além da contextualização no mundo
                      das relações sociais e de interesses dos envolvidos no processo
                      de aprendizagem.
                      (GUIMARÃES E DIAS, 2020, p. 23)

          Corroborando com o olhar de Guimarães e Dias (2020), são várias as ferramentas
          tecnológicas que podem promover aprendizagem dos estudantes, com muitos ca-
          minhos e alternativas, em que a proposta deste Guia do Laboratório de Matemática
          oferece maior usabilidade a esse ambiente, com a apresentação de possibilidades
          pedagógicas para uso síncrono ou assíncrono.
          Ressaltamos que as ferramentas digitais sugeridas neste guia visam incentivar
          o professor nos processos de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais ou
          presenciais, podendo ser consideradas materiais de apoio e recursos complemen-
          tares para o processo de ensino, pois contribuem para a ampliação do repertório
          de possibilidades de atividades, planejamento e interações com nossos estudantes.

          2.1.1 Material Didático (MD) e Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM)










                         Fonte: Aplicativo Canva (www.canva.com)
          Considerando a natureza das aulas no LEM, que intenciona proporcionar dife-
          rentes possibilidades de aprendizagem dos conceitos matemáticos de forma
          interdisciplinar, classificamos os materiais em:





           14  Guia do Laboratório de Matemática
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